A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Marabá, no estado do Pará, está promovendo, desde o início do ano letivo de 2010, a Campanha Eu acompanho a vida escolar do meu filho para incentivar as famílias locais a participarem da trajetória de ensino dos alunos da rede pública. Com a iniciativa, a Secretaria busca reforçar as ações desenvolvidas com o objetivo de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) do município.
A Semed de Marabá tem reforçado a divulgação da campanha por meio de outdoors, da distribuição da Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos e da realização de atividades para facilitar o diálogo com as famílias sobre o conteúdo desta publicação que é disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC).
No desenvolvimento da campanha estão envolvidos os técnicos e professores da Semed, além de representantes de diversos segmentos sociais que têm atuando, ainda, na inclusão de alunos no sistema de ensino e no combate à evasão escolar. Os técnicos da Secretaria têm publicado o tema à comunidade em pontos de grande circulação, além de distribuir a cartilha e afixar adesivos alusivos à campanha em veículos.
Avaliação e PDE-Escola
O diretor de ensino da Semed de Marabá, José Orlando Lima da Moraes, considera que o levantamento dos dados indicados pelas próprias unidades de ensino, a partir da elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola), possibilitou perceber que a gestão escolar foi um dos elementos, mas não o único, a ser avaliado por essas unidades como condicionante da qualidade da aprendizagem. As deficiências são expressas, em grande medida, pela pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos e pela insuficiência, ou mesmo inexistência, da organização dos conselhos de escola e da contribuição dessas instâncias na gestão das unidades.
Moraes destaca a preocupação do órgão com a avaliação do sistema de ensino, no âmbito do aproveitamento da aprendizagem e da evasão escolar. “Sabemos que a aprendizagem escolar é condicionada por diversos fatores que passam pelas possibilidades sociais, econômicas e culturais do aluno, incluindo a prática pedagógica da escola. Ao avaliar a aprendizagem discente, estamos, também, avaliando a prática docente, a gestão e o currículo escolar, as políticas públicas, a formação continuada e, portanto, o sistema de ensino como um todo”, pondera.
Com informações do diretor de ensino da Semed de Marabá, José Orlando Lima da Moraes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário