sexta-feira, 19 de março de 2010

SP: Mobilizadores da região metropolitana reúnem-se no dia 25


O Comitê de Mobilização Social pela Educação que atua nos municípios de Barueri, Carapicuíba e Osasco, localizados na região metropolitana de São Paulo (SP), reúne-se na próxima quinta-feira, dia 25 de março. Profissionais da educação, religiosos e lideranças comunitárias vão participar do encontro que será realizado no espaço da Obra Kolping, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Carapicuíba.

A reunião é realizada com o objetivo de consolidar o planejamento das atividades de Mobilização que serão empreendidas pelo Comitê em 2010. Os mobilizadores também pretendem dar continuidade ao trabalho de conscientização promovido pelos membros do Comitê durante as participações em encontros de diversos segmentos sociais da região. Nessas ocasiões, os mobilizadores têm buscado sensibilizar os pais sobre a importância de acompanhar a vida escolar dos filhos.

No dia 13 de março, membros do Comitê local, pais, alunos, professores e a diretoria da unidade de ensino participaram de encontro organizado pela mobilizadora Vera Lopes, na Escola Estadual Walter Negrelli, em Osasco. Durante o evento, foram distribuídos exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. O conteúdo da publicação foi apresentado e discutido com a comunidade escolar. A programação também incluiu apresentação dos alunos sobre o tema.

Na mesma escola, ainda em 2009, membros do Conselho Tutelar, estudantes de teologia e agentes de pastorais participaram do Encontro da Região Pastoral Santo Antônio/Bonfim. Durante a atividade, a Mobilização Social pela Educação foi um dos temas postos em discussão. Abordagem semelhante foi realizada com professores, estudantes, educadores sociais e lideranças religiosas durante o 2º Encontro da Região Pastoral de Carapicuíba, realizado no campus da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Como relata a integrante do Comitê, Heloisa Cordeiro, outra iniciativa desenvolvida na região referente à Mobilização conquistou premiação concedida pelo governo municipal. A inclusão do trabalho com a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos no projeto pedagógico elaborado pela professora Rosemary Lopes resultou à educadora a segunda colocação no prêmio “Giz de Ouro”, na categoria de 1ª a 4ª séries, oferecido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Barueri. A premiação é concedida aos melhores projetos pedagógicos produzidos por professores da rede pública.

Com informações de Heloisa Cordeiro, mobilizadora em Barueri (SP).

Nenhum comentário: