quinta-feira, 18 de março de 2010

Comitê Rio conquista parceiros


O Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro (RJ) tem buscado, por meio de parcerias com diversos segmentos sociais, ampliar as atividades direcionadas às famílias de alunos de escolas públicas e que são realizadas com o objetivo de divulgar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. As ações têm sido realizadas com o apoio de representantes de organizações não governamentais (ONGs), instituições religiosas e associações de moradores.


De acordo com o mobilizador David Francisco Arcenio, as ações do Comitê local têm contado com a participação de membros da ONG Ambiental, que atende a população da Cidade de Deus, e da Patriarca, localizada em Niterói. Arcenio destaca, também, o apoio do ativista social Gilson de Souza, que tem promovido a mobilização em escolas públicas do município de Maricá, e de Edna Santos, representante das Casas de Kardec e membro do Comitê Rio.

Com o auxílio dos parceiros, o tema Educação é inserido em diversos eventos, como o Seminário sobre Intolerância Religiosa e Direitos Humanos, realizado no dia 18 de dezembro de 2009, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro. Na ocasião, a mobilizadora Edna Santos expôs os objetivos do Plano de Mobilização Social pela Educação e apresentou a Cartilha que orienta os pais a acompanharem o desenvolvimento escolar dos filhos.

Apoio das igrejas

Em 2010, o Comitê Rio tem dado seguimento às atividades desenvolvidas com o apoio de lideranças religiosas no ano passado. No dia 2 de novembro de 2009, no município de Mesquita (RJ), o Plano de Mobilização Social pela Educação foi apresentado ao grupo de mães presentes a uma das atividades realizadas durante o Encontro de Adolescentes da Congregação da Assembleia de Deus. As famílias foram incentivadas a participarem da vida escolar dos filhos. No dia 7 do mesmo mês, a Mobilização Social pela Educação foi divulgada durante o Congresso de Lideranças de Escolas Dominicais realizado em Belford Roxo (RJ).

Nenhum comentário: