quarta-feira, 3 de março de 2010

Paraíba divulga calendário de mobilizações


Comitê de Campina Grande

Integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Campina Grande, na Paraíba, preparam, para o dia 20 de março, a Oficina de Formação de Mobilizadores que será direcionada aos professores e funcionários de escolas municipais, às lideranças sociais locais e aos membros da Igreja de Deus no Brasil. O evento tem como finalidade propor a realização de ações que estimulem a ampliação da participação da família na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Para o mês de abril, os mobilizadores de Campina Grande programam realizar, no dia 09, na Escola Estadual Antônio Vicente, outra Oficina que deverá envolver professores e lideranças sociais do bairro José Pinheiro.

As demais atividades previstas ainda para o primeiro semestre de 2010 têm como objetivo inserir os gestores da Secretaria Estadual e de secretarias municipais de Educação, além de agentes das pastorais da educação, na Mobilização Social pela Educação.

As atividades foram definidas durante reunião do Comitê de Mobilização de Campina Grande, realizada no dia 11 de fevereiro. O encontro contou com a participação da gerente Regional de Educação, Socorro Ramalho; do pastor Antônio Carlos; de representantes do Serviço Social da Indústria (SESI); da Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Campina Grande; do Conselho Municipal de Educação; de membros de pastorais e igrejas evangélicas.

Parceria SESI/PB

No âmbito das ações do SESI, os representantes da entidade programam formar um Comitê interno de Mobilização Social pela Educação, com o propósito de organizar atividades a serem realizadas, junto às famílias de alunos, durante o Ação Global e a Semana de Combate ao Acidente de Trabalho nas Indústrias; nas filas de atendimento, nas academias e nos ambientes de refeições das unidades SESI.

Ações do Comitê Estadual

Representante do Comitê Estadual da Paraíba, Azimar Fernandes tem participado das atividades promovidas em Campina Grande e tem divulgado a mensagem da Mobilização, também, a outros municípios como Puxinanã, a 150 quilômetros de João Pessoa.

Em Tupi-guarani, Puxinanã significa lugar onde junta água. A cidade possui 14 mil habitantes e vem registrando boa receptividade da comunidade local em relação à Mobilização.

Nos dias 09 e 10 de fevereiro, Azimar Fernandes participou do lançamento no município do Plano de Mobilização Social pela Educação. Sob iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, a atividade foi realizada na Escola Técnica Agrícola Joaquim Limeira de Queiroz e contou com as presenças do prefeito, Abelardo Antônio Coutinho; de vereadores; dos secretários de Saúde, Ação Social e da Agricultura; de diretores, professores, supervisores e orientadores de escolas estaduais municipais; de representantes do Conselho da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar; das igrejas Católica e Evangélica, além de pais e estudantes.

Durante o lançamento do Plano pode constatar o reconhecimento, por parte da secretária de Educação, Eleuza Barbosa, no tocante à influência da Mobilização Social pela Educação junto às famílias dos alunos das 26 escolas do município. A maioria das unidades está localizada na zona rural. “A comunidade toda está animada para colaborar com a melhoria da qualidade da educação”, revelou a secretária.

Com informações de Azimar Fernandes, representante do Comitê de Mobilização da Paraíba.

Nenhum comentário: