quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Atividades da Mobilização chegam a diversas regiões do País

A Mobilização Social pela Educação tem sido a pauta de encontros e reuniões promovidos neste segundo semestre de 2010, em diferentes regiões do País, por iniciativa de secretarias municipais de educação, mobilizadores e parceiros do Plano de Mobilização Social pela Educação que representam empresas e segmentos organizados. Nesta quinta-feira, 19 de agosto, a exposição sobre o tema reuniu profissionais e gestores da educação pública, além de lideranças sociais do município fluminense de Campo dos Goytacazes.

Em Oficina de Formação de Mobilizadores organizada por membros o Comitê Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro (Comitê Rio), a assessora especial do Ministério da Educação (MEC), Linda Goulart conduziu a apresentação sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino e conseqüente elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Campo dos Goytacazes. A assessora explicou, ainda, as metas estabelecidas pelo MEC para a melhoria da qualidade da educação, além de expor dados sobre a realidade do ensino público no País.

Ainda na região norte do estado do Rio de Janeiro, atividade semelhante foi realizada na quarta-feira, 18, na cidade de São João da Barra, a 38 quilômetros de Campo dos Goytacazes.

Nesta sexta-feira, 20, membros do Comitê Rio reúnem-se na Representação do MEC (Remec/RJ) para planejar suas próximas ações. O encontro também contará com a participação de Linda Goulart.

Pará

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belém, no Pará, promoveu, no dia 17 de agosto, Oficina de Formação de Mobilizadores. A atividade contou com a participação do consultor MEC/OEI, Sérgio Maia, que dividiu com o representante do Comitê de Mobilização local, reverendo Marcos Fernando Barros de Souza, as apresentações referentes ao Plano de Mobilização Social pela Educação.

Como resultado do evento, os mobilizadores foram convidados pela secretária adjunta de ensino do estado do Pará para que possam divulgar o Plano de Mobilização durante atividade de Formação direcionada a técnicos em educação e gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os gestores são responsáveis pela coordenação e pelo assessoramento de um grupo de escolas em Belém e em municípios do interior do Pará.

São Paulo

O município paulista de Presidente Prudente foi sede da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada nos dias 12 e 13 de agosto. As exposições sobre o Plano de Mobilização também foram feitas pelo consultor Sérgio Maia. A atividade contou, ainda, com a participação da consultora MEC/OEI, Denise Paolo.

Minas Gerais

No dia 11 de agosto, Linda Goulart participou da reunião do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belo Horizonte, quanto foram avaliadas as atividades promovidas no município no âmbito do Programa Família-Escola que é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. Neste encontro, membros do Comitê ainda planejaram as estratégias a serem desenvolvidas, nesse segundo semestre, junto às famílias de alunos de escolas da rede municipal.

A Mobilização também foi apresentada por Linda Goulart, em Belo Horizonte, nos dias 09 e 10 de agosto, a funcionários da ArcelorMittal e a representantes da Fundação mantida pela empresa.

Confira o calendário das próximas atividades de Mobilização Social pela Educação
Agosto
Dia 23 – Jaraguá do Sul (SC)
Dia 26– São Luís de Montes Belos (GO)
Setembro
De 08 a 12 – municípios do Sul da Bahia e do Norte do Espírito Santo
Dias 13 e 14 – Bagé (RS)
Dia 14 – Lauro de Freitas (BA)
Dia 17 – Natal (RN)
Dia 27 – Uruaçu (GO)
Outubro
Dia 7 – Cidade Ocidental (GO)

Nenhum comentário: