terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sociedade São Vicente de Paulo sedia palestra sobre a Mobilização

As famílias assistidas pelo Conselho Particular de São Benedito da Sociedade São Vicente de Paulo, localizada na Vila Falcão, em Bauru, estado de São Paulo, participaram da palestra proferida pela mobilizadora Rosimeire de Freitas Roveda sobre a importância da participação dos pais na trajetória escolar dos filhos. A exposição foi realizada no dia 31 de julho, na sede da Sociedade.

Durante a palestra, Rosimeire Roveda estimulou reflexão sobre o conteúdo da Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, material disponível em versão digital no Blog da Mobilização (famíliaeducadorea.blogspot.com). A mobilizadora também demonstrou aos pais e mães a necessidade de se garantir que as crianças aprendam a ler e a escrever até os oito anos de idade e que consigam realizar as quatro operações até os dez anos. Reforçou, do mesmo modo, a importância de que os pais e responsáveis acompanhem e deem apoio durante o processo de aprendizagem.

Outro ponto da apresentação tratou da importância da formação escolar para inserção do indivíduo na sociedade e no mercado de trabalho. Nessa etapa da palestra, as famílias participantes tiveram oportunidade para expor informações sobre a realidade social e educacional local e do município de Bauru. Assim, foram incentivadas a demonstrar interesse pela formação escolar dos filhos e a estimular outros pais da comunidade a adotarem prática semelhante, com a finalidade de contribuírem para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) local e regional.

A partir dos depoimentos das famílias, Rosimeire Roveda pode constatar que alguns pais e mães participantes da palestra frequentaram a escola por pouco tempo. Por essa razão, a mobilizadora incentivou que as famílias retomassem a formação por meio dos cursos oferecidos na modalidade Educação de Jovens e Adultos, no Centro de Educação Supletiva de Bauru (CESUB).

Conselho Particular de São Benedito

As famílias atendidas pelo Conselho Particular de São Benedito recebem, além de alimentos, formação profissional como cursos de artesanatos e orientações para melhoria de sua condição social. A ajuda é temporária e desenvolvida com o objetivo de que cada indivíduo seja inserido no mercado formal ou informal de trabalho no menor prazo possível, retomando, assim, sua dignidade e independência.

A palestra em Bauru foi realizada com o apoio do presidente do Conselho Particular de São Benedito, confrade Antônio Carlos Zaratine, que abriu espaço para atividades semelhantes em outras reuniões da entidade. A exposição foi acompanhada, ainda, pela professora Paula Loureiro que deverá se integrar ao Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru.

Com informações de Rosimeire de Freitas Roveda, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru.

Nenhum comentário: