terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pindamonhangaba (SP) programa atividades para Semana de Mobilização

Membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba vão se reunir, no dia 24 de agosto, para dar prosseguimento à organização das atividades que serão desenvolvidas junto às famílias durante a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação. Com o início da programação agendado para o dia 19 de setembro, o período de atividades referentes ao tema foi recentemente inserido, por Lei, no calendário de datas comemorativas do município.

Na reunião do dia 24, os mobilizadores vão discutir a abordagem a ser adotada, durante a semana de mobilização, nas palestras direcionadas aos pais de alunos e aos profissionais da educação, com o intuito de reforçar a importância da interação família-escola para a melhoria do aproveitamento do ensino. Integram a pauta, ainda, as parcerias firmadas com escolas, igrejas e comerciantes locais para a realização dos eventos.

Entre os parceiros, o comitê conta com o apoio da Faculdade de Pindamonhangaba (FAPI), que cedeu seu auditório para a realização da palestra sobre Mobilização Social pela Educação. O tema será apresentado pela assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, no dia 21 de setembro. A secretária municipal de Educação, Bárbara Zenita França Macedo, também fará exposição de dados sobre ensino no município, abordando informações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) local, além do Plano de Ações Articuladas (PAR).

As instituições religiosas também estão programando atividades que serão desenvolvidas com as famílias. A celebração de abertura da Semana de Mobilização será inserida nos cultos de todas as igrejas evangélicas do município. No dia 24 de setembro, membros da Igreja do Evangelho Quadrangular vão participar de palestra sobre a importância do envolvimento dos pais na trajetória escolar dos filhos. O tema será exposto pelo Pastor Sebastião Edivino. A Assembleia de Deus Belém, por sua vez, prepara a “escola para pais”, a ser realizada na parte da manhã do dia 19 de setembro.

Para divulgação da Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação, os mobilizadores têm buscado espaço junto às rádios e TVs locais para a realização de entrevistas e participações de membros do Comitê de Pindamonhangaba na programação das emissoras. Até o início do evento e durante toda a Semana, a Rádio Vida Cristã (RVCi) reservou espaço para abordagens sobre Mobilização Social pela Educação em sua programação. A Associação Comercial de Pindamonhangaba também auxiliará na divulgação da Semana de Mobilização, por meio de seus informativos impressos e virtuais.

Os mobilizadores estão organizando, ainda, um jornal que trará como principal conteúdo a mensagem da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A publicação, a ser elaborada pelo mobilizador João Moreno, também deverá incluir informações sobre o ensino nas escolas públicas de Pindamonhangaba, como o Ideb, além de fotos de atividades de Mobilização realizadas nas escolas.

Nenhum comentário: