quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CE: mobilizadores vão priorizar municípios com baixo Ideb

Com o objetivo de colaborar com a melhoria do aproveitamento do aprendizado dos alunos de escolas públicas dos municípios cearenses que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mobilizadores do estado do Ceará têm realizado atividades de incentivo à participação dos pais na trajetória escolar dos filhos. Por meio dessas ações, os mobilizadores buscam contribuir com o alcance das metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ideb na região.

O trabalho que os mobilizadores cearenses vêm desenvolvendo desde 2008 tem alcançado famílias dos municípios de Viçosa do Ceará, Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Pacajus, Crateús, Itapipoca, Iguatu, Santana do Acaraú, Tianguá, Guaraciaba do Norte e Ibiapina, além da capital, Fortaleza. As atividades de Mobilização Social pela Educação são apoiadas pela Pastoral da Educação, representada por Maria Mônica Pimentel Pinto; pelo representante da Missão Apostólica Elim e da Ordem dos Ministros do Ceará (ORMECE), Pastor Eraldo Nascimento Feitosa; e pelo representante da Assembleia de Deus de Pacajus, Cláudio Augusto da Silva Dantas.

O Plano de Mobilização Social pela Educação tem sido apresentado por Maria Mônica aos participantes do Conselho Episcopal Pastoral, que reúne, a cada dois anos, bispos das nove Dioceses do Ceará, além de coordenadores de Pastorais e lideranças de movimentos da Igreja Católica.

Além do Conselho Episcopal, até junho de 2010, o conteúdo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi debatido com membros de outras instituições religiosas, gestores, profissionais da Educação e lideranças sociais.

O bairro Padre Andrade, localizado na periferia de Fortaleza, tem sido foco das ações dos mobilizadores. A convite de catequistas que atuam em igrejas da localidade, os mobilizadores apresentaram a mensagem da cartilha às famílias das crianças que frequentam a catequese e incentivaram os pais a se envolverem no cotidiano escolar dos alunos.

Com o envolvimento dos pais, os mobilizadores buscam elevar o aproveitamento do ensino nas escolas públicas de Padre Andrade e, como conseqüência, que essas unidades alcancem e superem as metas do Ideb. A Escola Estadual Monsenhor Dourado superou a meta projetada para 2009, alcançando 4,8 nos anos iniciais e 3,1 nos anos finais do Ensino Fundamental. O índice das séries finais da escola, no entanto, apresentou redução em comparação ao Ideb observado em 2007. Situação ainda mais desafiadora é verificada na Escola Municipal Professor Clodoaldo Pinto, onde o Ideb/2009 registra queda em relação ao Ideb/2007, de 3,0 para 2,8 nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Em Juazeiro do Norte, a Mobilização conta com o apoio da professora Maria Estela Inácio, que vem divulgando nas escolas públicas da cidade e na zona rural a nova Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, divulgada no Blog da Mobilização Social pela Educação no final do mês de julho de 2010. Mais de 2 mil pessoas já participaram das atividades de mobilização realizadas no município, que recebeu, ainda, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em maio deste ano.

Pacajus e Fortaleza também sediaram Oficinas de Formação de Mobilizadores, em maio de 2010 e outubro de 2009, respectivamente. Nas Oficinas, representantes de diversos municípios cearenses receberam orientações sobre como melhorar sua atuação junto às famílias.

Leia mais sobre esses eventos em:
Formação de mobilizadores alcança interior cearense
Mobilizadores do Ceará querem superar metas do Ideb
Acesse aqui imagens da Mobilização Social pela Educação no Ceará

Com informações de Maria Mônica Pimentel Pinto, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação no Ceará.

Nenhum comentário: