segunda-feira, 30 de agosto de 2010

São João de Meriti (RJ) incentiva participação da família na vida escolar dos filhos

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de São João de Meriti no Rio de Janeiro, promoveu, no dia 25 de agosto, o I Encontro de Pais e Responsáveis direcionado às famílias de alunos de escolas da rede. A atividade contou com a participação de membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro (Comitê Rio) que, a convite da Smed, falaram sobre a importância do acompanhamento, por parte das famílias, da trajetória escolar de crianças e jovens.

A programação do Encontro, que contou com o apoio do Conselho Escolar Municipal, compreendeu atividades realizadas em duas unidades de ensino e cujas exposições foram conduzidas pelos integrantes do Comitê Rio, Sérgio Maia, Diane Kuperman, Ana Felippe e David Francisco Arcênio. No Centro Municipal de Ensino Integrado (CIEP) Denise Cerqueira, os pais ainda expressaram suas opiniões e anseios em relação à Educação. Na Escola Municipal Casimiro de Abreu, o Encontro contou com a participação de cerca de 400 familiares de alunos. A partir dessas atividades, o Conselho Escolar Municipal programa consolidar a parceria família-escola na cidade.

Entre os temas abordados durante as atividades, os representantes do Comitê Rio falaram sobre a necessidade e a importância dos esforços direcionados pela família, a sociedade e o poder público, para a garantia de qualidade da Educação e a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município e de cada escola. Explicaram, ainda, as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para Ideb.

Os palestrantes ainda apresentaram aos pais exemplos de práticas que podem ser adotadas, no convívio doméstico, com o objetivo de incentivar as crianças ao hábito da leitura. A importância do uso e da leitura da cartilha Famílias, Acompanhem a vida escolar de seus filhos e a busca por parcerias para a reprodução dessa publicação, de modo a facilitar a Mobilização Social pela Educação, também foram temas das exposições.

Na Escola Municipal Casimiro de Abreu, os participantes tomaram conhecimento sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação e a expansão de suas ações pelo Brasil. Foram incentivados, ainda, a se tornarem mobilizadores em prol da melhoria da qualidade da Educação do município e da região.


Zona Leste da capital


A Mobilização Social pela Educação foi divulgada pelos representantes do Comitê Rio durante reunião dos membros do Sindicato Nacional de Juízes de Paz Eclesiásticos do Brasil, realizada no sábado, 28 de agosto, na sede da entidade, localizada no bairro do Magalhães Bastos, na Zona Leste do Rio de Janeiro.

A participação dos integrantes do Comitê Rio na reunião também foi resultado do convite feito pelo presidente do sindicato, o juiz de Paz Eclesiástico, José Demontier. A atividade contou com a presença de pastores e suas esposas, de missionários, policiais civis e militares, professores e advogados, entre outros associados.

“A exposição sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação foi muito oportuna. Os presentes não tinham conhecimento sobre o programa e demonstraram grande interesse em se tornarem mobilizadores”, avalia o integrante do Comitê Rio, Davi Arcênio.

Com informações de Davi Francisco Arcênio, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: