quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Bayeux (PB) incentiva participação dos pais nas escolas

“A nossa escola tinha uma turma que estava a ponto de ter a maioria dos alunos reprovada. Ao analisar a turma, descobrimos que muitos pais dos alunos não participavam de reuniões e não demonstravam interesse pelos estudos dos filhos. De imediato, reunimos toda equipe multidisciplinar da escola e visitamos cada família. Hoje, 85% dos pais dessa turma participam ativamente das reuniões de pais, e já estamos conseguindo recuperar o processo de aprendizagem dos alunos”. Esse é o relato da gestora escolar Maria Auxiliadora Fernandes, do município de Bayeux, na Paraíba, sobre os resultados que as atividades de Mobilização Social pela Educação provocaram em uma das unidades de ensino da cidade.

A experiência da escola, segundo a mobilizadora, demonstra como a participação dos pais, incentivada pelas ações de Mobilização, tem colaborado na superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos.

Com o objetivo de estimular a interação família-escola nas unidades de ensino públicas de Bayeux, os mobilizadores sociais pela educação do município vêm promovendo ações direcionadas aos pais e mães dos estudantes e aos profissionais da educação. Entre outras iniciativas, têm visitado as famílias e promovido palestras sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, além de encontros entre professores e a comunidade escolar.

Além de orientar os familiares de alunos segundo a mensagem da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, durante as atividades desenvolvidas pelos mobilizadores, como o “Dia da Família na Escola”, são discutidos temas como drogas, saúde da família e relacionamento entre pais e filhos.

Com informações de Maria Auxiliadora Fernandes, mobilizadora em Bayeux (PB).

Nenhum comentário: