segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Comitê de Cidade Ocidental (GO) promove Oficina de Formação de Mobilizadores


Profissionais de escolas municipais e estaduais, membros da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Cidade Ocidental - município goiano localizado no entorno do Distrito Federal -, além de conselheiros tutelares, pais e mães de alunos, representantes de associações de moradores, da Associação de Amparo aos Deficientes de Cidade Ocidental e Entorno Sul (Amparodef), do programa Mulheres da Paz e pastores do Ministério Batista Samah e da Assembleia de Deus compuseram o grupo de 120 participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento realizado no dia 07 de outubro, no auditório da própria Secretaria.


Promovida pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação de Cidade Ocidental, a Oficina foi realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Educação que, além do auditório, disponibilizou a infraestrutura necessária à realização do evento.

Durante a Oficina, os participantes tomaram conhecimento sobre a Mobilização Social pela Educação que vem sendo desenvolvida em todo o País em prol do envolvimento das famílias dos alunos das redes pública no processo de formação escolar dos filhos. Foram informados também sobre as ações que outros comitês de mobilização vem desenvolvendo em diferentes localidades.

As exposições foram conduzidas pelos membros da equipe da Mobilização do Ministério da Educação (MEC), Otto Medina e Maisa Cardoso, que explicaram, ainda, a lógica da Mobilização, ressaltando a participação, nesse projeto, dos diferentes representantes de segmentos sociais e públicos que lidam com a defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, em especial, aqueles ligados à temática da Educação.

Os mobilizadores de Cidade Ocidental foram orientados a buscar parcerias com os membros desses segmentos, com o objetivo de fortalecer suas atividades em prol do incentivo à participação das famílias na vida escolar dos alunos para a melhoria do aproveitamento do ensino e conseqüente elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas locais.

Desafios

Com os objetivos de contribuir com a melhoria do aproveitamento escolar dos alunos das escolas públicas locais e elevar o Ideb das unidades de ensino de Cidade Ocidental,  os participantes da Oficina elaboraram planos de ações que incluem o fortalecimento das atividades do Comitê local de Mobilização, eventos direcionadas às famílias e adesão à Mobilização de epresentações de diversos segmentos sociais e públicos.


Os mobilizadores também incluíram em seu plano de trabalho a busca, junto aos setores públicos envolvidos, da inserção entre os critérios para o benefício do Bolsa Família, da exigência de acompanhamento, por parte das famílias, da vida escolar das crianças sob sua responsabilidade.


Colégio Estadual Ocidental

A maior representação na Oficina de Formação de Mobilizadores foi dos profissionais que atuam no Colégio Estadual Ocidental. Em 2009, a unidade de ensino alcançou a meta de 4,2 projetada pelo MEC para o Ideb 2011, referente às séries finais do Ensino Fundamental da escola.

A escola concentrou suas atividades na superação dos desafios apresentados no ano de 2007, quando registrou Ideb de 2,9 - menor que o verificado em 2005, que era de 3,8. As metas para 2007 e 2009, eram, respectivamente, 3,8 e 4,0.

Nenhum comentário: