sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Teixeiras (MG): secretária de educação relata os benefícios da Mobilização para o município

A secretária municipal de educação de Teixeiras, em Minas Gerais, Claudia Miranda Martins, encaminhou à equipe do Ministério da Educação (MEC) seu depoimento referente aos reflexos positivos que a Mobilização Social pela Educação vem promovendo nas escolas da rede e junto às famílias dos alunos dessas unidades de ensino.

Destacamos aqui os trechos do relato que representam um panorama da experiência desenvolvida em Teixeiras e que podem inspirar gestores de outras localidades a empreenderam práticas semelhantes com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino nas escolas de seu município, por meio do estímulo à interação Escola-família e/ou Família-escola.

Confira:

Em 2005, quando assumi a Secretaria Municipal de Educação do município de Teixeiras, deparei-me com a realidade da falta de participação dos pais no acompanhamento da vida escolar dos seus filhos. Era uma falta de interesse impressionante: não ligavam para as questões de aprendizagem, disciplina, aplicação dos recursos públicos...

Assim, a partir de 2006, criamos um projeto buscando resgatar a participação das famílias na escola, realizamos várias palestras de conscientização, criamos espaços para a participação dos pais e, a cada ano, temos conseguido ampliar os índices de participação destes na rede municipal de ensino. O referido projeto é aplicado em todas as escolas municipais até hoje.

Ao participar da Conferência Nacional de Educação (Conae), de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília, conheci o Plano da Mobilização Social pela Educação, me inscrevi no projeto e, posteriormente, participei da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em Belo Horizonte, em maio.

E a participação na referida oficina contribuiu muito para aprimorar o nosso trabalho de conscientização das famílias dos nossos alunos com a utilização dos materiais do programa para realização das palestras. Também convidei a equipe pedagógica das escolas estaduais e particulares do nosso município para apresentar o programa e o material da mobilização social para que o referido projeto se estendesse, atingindo todas as famílias do município de Teixeiras que têm filhos em idade escolar.

Todas as ações do programa de mobilização estão sendo registradas com fotos, listas de presença e algumas com relatórios e atas.

Antes da capacitação do programa de mobilização, tínhamos conseguido ampliar significativamente a participação dos pais nas questões de disciplina e aprendizagem e registramos um índice de 90% de pais presentes em nossas escolas. Hoje, eles estão presentes em todas as reuniões realizadas pelas escolas e contribuem dando opiniões. Conseguimos, inclusive, alguns pais voluntários, o que tem colaborado com o crescimento e melhoria das escolas.

Após a participação na oficina, realizamos uma reunião em cada escola para aproximar os pais da Secretaria Municipal de Educação, para que estes pudessem conhecer os seus direitos e sentissem liberdade em entrar em contato com a instituição, pessoalmente, para reivindicá-los. Foi um trabalho bem interessante e, também, muito gratificante. Hoje, sinto que alcançamos esta aproximação e o nosso próximo objetivo é criar um dia para que a equipe da Secretaria vá até a escola com algumas atividades e momento de atendimento aos pais.

Atenciosamente,

Claudia Miranda Martins
Secretária municipal de Educação de Teixeiras (MG)

Nenhum comentário: