sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O desafio de consolidar a rede nacional de mobilizadores sociais pela educação

A mobilização social pela educação é, sem dúvida, um programa de sucesso. Os números apurados em suas diversas frentes permitem essa avaliação: mais de 3 milhões de cartilhas distribuídas, cerca de 6 mil voluntários vivendo e atuando em mais de 1.300 municípios, diversidade de mobilizadores - instituições religiosas, empresas, organizações não governamentais, secretarias de educação - comitês de mobilização formados em várias cidades. Resultados produzidos em pouco mais de dois anos, lidando com um tema ainda pouco usual tanto para as famílias quanto para as escolas e a sociedade em geral.

Em 2011, o desafio maior para os mobilizadores é expandir as atividades em seu território e, também, dar ênfase à consolidação da rede da mobilização, integrando, de fato, todos os que estão atuando nos diversos pontos do país. Uma integração virtual, facilitada pela divulgação das ações no blog famíliaeducadora e no site da mobilização, mas que tenha como componente indispensável o contato direto entre os participantes sem a mediação do MEC. Essa rede virtual deve ter momentos presenciais, como os encontros nacionais periódicos de lideranças, as oficinas regionais e encontros de lideranças regionais, uma novidade a ser introduzida em 2011.


Deve, também, propiciar iniciativas dos parceiros, com a realização de encontros próprios, nos quais a presença de mobilizadores de outras regiões ou comunidades relatando suas experiências pode enriquecer as ações locais.

Como nos ensina Bernardo Toro, um dos mais conhecidos teóricos sobre mobilização social, a mobilização exige compartilhamento de discurso, visões e informações. E lembra que "o que dá estabilidade a um processo de mobilização social é saber que o que eu faço e decido, em meu campo de atuação quotidiana, está sendo feito e decidido por
outros, em seus próprios campos de atuação, com os mesmos propósitos e sentidos".

Por essa razão, merece nosso aplauso a iniciativa do Comitê de Mobilização de Pirenópolis (GO), convidando a secretária adjunta de Educação de Barreirinhas (MA), Lucia de Fátima Andrade Vidal, para conversar com os profissionais da educação da rede municipal da cidade durante a Jornada Pedagógica dos Professores de Pirenópolis. Lúcia apresentou as experiências de Mobilização que estão sendo desenvolvidas em sua cidade. Os presentes no evento receberam, ainda, dicas de como incentivar o envolvimento dos pais no cotidiano escolar dos alunos e conheceram os materiais utilizados pelos mobilizadores de Barreirinhas em suas ações.

Mais importante, ainda, foi o fato de, ao final do evento, a secretária adjunta de Educação de Barreirinhas ter se reunido com o prefeito e a secretária de Educação de Pirenópolis para planejar novas ações em conjunto.

Nenhum comentário: