terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Rialma melhora Ideb mobilizando famílias


Para melhorar a qualidade da educação no município de Rialma, Goiás, o Comitê de Mobilização Social pela Educação local vem realizando, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, diversas ações com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância da interação família-escola. Entre as atividades, destacam-se rodas de conversa e reuniões com os pais, nas quais são distribuídos exemplares das Cartilhas Acompanhem a vida escolar de seus filhos.

De acordo com Izabel Silvério, integrante do Comitê de Rialma, o trabalho dos mobilizadores tem contribuído para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apresentado pelas escolas do município. A Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves, por exemplo, tinha como meta para 2009 o Ideb de 4,5, e alcançou 5,3. Outro caso de sucesso é o da Escola Municipal João Zeferino Dutra, que atingiu o Ideb 5,9, superando a meta projetada, que era de 5,2.

Izabel ressalta, ainda, o apoio de entidades religiosas, do Ministério Público e de ex-aposentados, que ajudaram a mobilizar os familiares de seus públicos. “As reuniões foram muito bem preparadas e sempre contaram com bom número de participantes. Com a mobilização, cresceu o interesse dos pais pela escola, pois eles passaram a entender melhor o processo de ensino-aprendizagem dos filhos, os exames nacionais que ocorrem e o próprio Ideb”, relata a mobilizadora.

Nenhum comentário: