terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Secretaria de Educação de Barreirinhas (MA) expõe avanços da Mobilização na região

A secretária adjunta de Educação de Barreirinhas (MA), Lúcia de Fátima Vidal, apresentou, no Encontro Nacional de Lideranças em São Bernardo do Campo (SP), as atividades que vêm sendo promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Barreirinhas em conjunto com o Comitê local. A exposição da secretária, realizada no dia 13 de dezembro durante a mesa de debates “O papel das Secretarias de Educação na interação família-escola”, destacou a atuação dos mobilizadores de Barreirinhas em outras cidades maranhenses, como Rosário e Bacabeira, além dos povoados de Tabocas e Tapuio.

Barreirinhas aderiu à Mobilização Social pela Educação em setembro de 2010 e, apesar de recente, a ação dos mobilizadores já apresenta bons resultados. Por meio de palestras direcionadas a famílias e profissionais da educação, membros do Comitê têm divulgado a mensagem da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, conversado sobre as metas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a serem alcançadas pelas escolas públicas da região e orientado os pais sobre como participar de maneira mais efetiva do cotidiano escolar dos alunos.

Com o intuito de ampliar sua atuação, além das reuniões internas periódicas, o Comitê de Barreirinhas vem promovendo encontros com mobilizadores dos municípios de Rosário e Bacabeira e incentivando a instalação de Comitês nessas localidades. As últimas reuniões foram realizadas nas cidades nos dias 6 e 8 de dezembro, em Rosário e Bacabeira, respectivamente. Em outubro e novembro de 2010, foram realizadas ações itinerantes nos povoados de Tapuio e Tabocas, durante as quais os mobilizadores conversaram com as famílias sobre as orientações contidas na cartilha da Mobilização.

Encontro com profissionais da Educação

Coordenadores, Supervisores, Gestores, representantes do Conselho de Merenda, do Conselho Escolar e da Comissão de Planos e Cargos e PAR (Plano de Ações Articuladas) de Barreirinhas participaram, no dia 17 de dezembro, de encontro com integrantes do Comitê de Mobilização. Realizada no auditório da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a reunião teve como objetivo apresentar um panorama das atividades desenvolvidas no município e região, bem como programar novas ações.

Além dos trabalhos do Comitê e da participação dos mobilizadores de Barreirinhas no Encontro de Lideranças em São Bernardo do Campo, a secretária adjunta de Educação, Lúcia Vidal, aproveitou a ocasião para fazer um balanço das experiências apresentadas no Encontro de Lideranças por voluntários de diversas regiões do País, destacando que essas práticas podem inspirar a atuação do Comitê local.



Acesse aqui o conteúdo da apresentação da Secretaria de Educação de Barreirinhas no Encontro de Lideranças.

Um comentário:

Ivanildes disse...

Bom dia!
Sou Ivanildes Rêgo, Assessora Técnica da Secretaria de Educação de Bacabeira.

Quero dizer que estamos bem animados com os primeiros passos para a implantação do Comitê Local de Mobilização em nosso município.
O encontro com o comitê de Barrerinhas foi bastante proveitoso e nos incentivou mais ainda a iniciarmos imediatamente nossas atividades.

Em breve estaremos enviando nosso material para publicação.

Parabéns Lúcia, pelo esforço e crença que podemos melhorar a educação apartir de ações concretas e parcerias.

Abraços!
Ivanildes e Ryella
Bacabeira-Ma