terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comitê de Presidente Prudente (SP) apresenta ações bem-sucedidas de incentivo à interação família-escola

Iniciativas que aproximam família, escola e comunidade desenvolvidas pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação da cidade paulista de Presidente Prudente foram um dos destaques do painel “Experiências de mobilização de comunidades”, atividade do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade, evento realizado em Fortaleza, nos dias 12, 13 e 14 de outubro. As ações promovidas pelo “Comitê Prudente na Mobilização Social pela Educação” foram apresentadas pela secretária municipal de Educação da cidade, Ondina Barbosa Gerbasi.

Em sua exposição, a secretária fez um panorama das atividades realizadas pelo Comitê, incluindo histórico sobre a adesão do município à Mobilização Social pela Educação. Iniciada em 2009, a Mobilização em Presidente Prudente foi fortalecida com a instituição do Comitê local pelo Decreto-Lei 21.504/2010, após integrantes participarem da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em Assis, em maio de 2010.

Ondina Gerbasi ressaltou também a participação de representantes de diversos segmentos sociais no grupo, que vêm ajudando a divulgar Mobilização na cidade. Entre os segmentos representados, estão as secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, o Ministério Público, organizações não governamentais, universidades locais e associações de moradores, além de empresários, lideranças religiosas, conselheiros municipais e tutelares.

Para mobilizar a comunidade em prol da Educação, o Comitê de Presidente Prudente vem concentrando seus esforços em três frentes de trabalho: nas escolas, com gestores, alunos e educadores; com as famílias dos alunos das escolas públicas da cidade; e com a comunidade, através da inserção do tema interação família-escola em eventos de outras áreas e por meio da divulgação da Mobilização em ações que envolvem diversos setores da sociedade.

Entre essas ações, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, os mobilizadores prudentinos vêm promovendo formações continuadas direcionadas a gestores e demais profissionais da educação com o intuito de capacitá-los a interagir com as famílias dos alunos e de incentivar a participação comunitária nas atividades propostas pelas escolas. De acordo com a apresentação de Ondina Gerbasi no Seminário, gestores de 58 unidades escolares de Presidente Prudente participaram das atividades de capacitação.

Distribuição de folhetos com orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e reuniões com representantes de conselhos das escolas municipais foram algumas das estratégias adotadas para a mobilização de cerca de 1200 famílias prudentinas. Nesse sentido, Ondina destacou, ainda, a realização do I Encontro de Famílias e Educadores da Rede Municipal de Presidente Prudente, realizado no dia 3 de setembro.

Além de apresentar outros exemplos de ações do Comitê, a secretária apontou as metas para as próximas ações de mobilização a serem implementadas pelo grupo de mobilizadores. Ampliar o número de voluntários e de parcerias e criar espaços destinados a estimular a participação das famílias nas escolas são alguns dos objetivos do Comitê ainda para este ano.

Acesse aqui o arquivo em power point da apresentação do Comitê de Presidente Prudente no Seminário.

Fotos: Chico Gadelha

Encontro da Família e Amigos que convivem com o vírus HIV

Mobilizadora Solange Ferreira fala 
sobre interação família-escola
Entre os mais recentes exemplos da atuação do Comitê Prudente na Mobilização Social pela Educação, no dia 28 de setembro, mobilizadores inseriram a interação família-escola entre os debates do I Encontro da Família e Amigos que Convivem com Vírus HIV/AIDS realizada pela Associação Prudentina de Prevenção à AIDS.

Durante a atividade, realizada na Casa do Advogado (OAB) de Presidente Prudente, os mobilizadores conversaram com os presentes sobre a importância do acompanhamento, por parte dos pais, da vida escolar dos filhos e distribuíram panfletos com orientações da cartilha da Mobilização.

Acesse aqui as imagens dos painéis expostos pelas secretarias municipais de educação, por mobilizadores e membros de Comitês de Mobilização. Imagens: Maisa Cardoso

Acesse aqui  mais imagens sobre o Seminário.

Acesse aqui as imagens dos estandes de parceiros e realizadores do Seminário.
Imagens desse texto do Seminário e dos estandes: Chico Gadelha 

Nenhum comentário: