segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Especialista de Harvard explica importância da interação família-escola

Heather Weiss destaca importância da participação da família
A diretora do projeto de pesquisa sobre interação família-escola da universidade americana de Harvard (Harvard Family Research Project), Heather Weiss, destacou os benefícios da participação das famílias no desenvolvimento do aprendizado dos estudantes durante o I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação. A exposição da especialista fez parte do painel “O fortalecimento da parceria entre família, escola e comunidade”, atividade que integrou o segundo dia de programação do evento, no dia 13 de outubro.

Heather Weiss destacou os participantes, em sua palestra via skype, a importância de parcerias entre entidades públicas e privadas na promoção de ações que incentivam o envolvimento da comunidade nas atividades escolares. A pesquisadora americana também defende que, além da colaboração de entidades privadas, o apoio à mobilização da comunidade deve vir por meio de políticas públicas. Ela afirma, ainda, que melhorias na qualidade da educação só serão alcançadas a partir da colaboração recíproca entre escola, família e comunidade.

A pesquisadora americana parabenizou as iniciativas dos mobilizadores sociais pela educação brasileiros como as que resultaram na criação de leis sobre Dias e Semanas de Mobilização. Do mesmo modo, incentivou que o aprendizado sobre os benefícios da parceria família-escola seja compartilhado entre os mobilizadores brasileiros e de outros países, nas comunidades, nas cidades e nos estados.

Heather Weiss reforçou que um número crescente de evidências sugere que o envolvimento da família é importante para o sucesso do estudante. Pesquisas recentes têm mostrado que o envolvimento da família melhora a capacidade de leitura, a aprendizagem e as habilidades de interação social. Ela ainda lembrou que as abordagens inovadoras em educação têm conectado os diversos cenários e tempos nos quais as crianças aprendem e crescem para formar sistemas de aprendizagem complementares, os quais colocam a família como parceiros fundamentais no processo de aprendizagem.
Participantes do Seminário acompanham exposição via Skype
“À medida que tanto as pesquisas como as políticas nacionais, estaduais e municipais convergem sobre o apoio no envolvimento da família, há uma demanda crescente para que sejam oferecidas ferramentas práticas que proporcionem reflexão sobre esse tema na atualidade. O compromisso da família não acontece em um vácuo. Ao contrário, requer ações acordadas entre as famílias e as escolas trabalhando em conjunto – através de reuniões de pais e professores e de outros tipos de compromisso – para apoiar o êxito dos estudantes. Por meio dessa responsabilidade compartilhada, as escolas envolvem as famílias de diversas maneiras e, da mesma forma, as famílias fazem sua parte apoiando ativamente a aprendizagem e o desenvolvimento de seus filhos”, enfatizou a pesquisadora.

Leia o documento, em Espanhol, preparado para o Seminário pelo Harvard Family Research Project e que apresenta recomendações sobre o estímulo ao envolvimento da família na vida escolar dos filhos.

O painel “O fortalecimento da parceria entre família, escola e comunidade” contou, ainda, com a exposição da representante da Fundação Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, que dividiu com os participantes do Seminário a experiência da entidade no desenvolvimento do projeto, inspirado na reforma educacional implementada em Nova York, que estimula a aproximação entre pais e educadores. As informações sobre esta palestra serão divulgadas nos próximos registros do site e do Blog da Mobilização.


Acesse aqui as imagens dos painéis expostos pelas secretarias municipais de educação, por mobilizadores e membros de Comitês de Mobilização. Imagens: Maisa Cardoso
Acesse aqui  mais imagens sobre o Seminário.
Acesse aqui as imagens dos estandes de parceiros e realizadores do Seminário.
Imagens desse texto do Seminário e dos estandes: Chico Gadelha 

Nenhum comentário: