segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Códigos da Modernidade

O Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação - Interação família-escola-comunidade terá Bernardo Toro como um de seus conferencistas. Ele é conhecido filósofo e educador colombiano, autor de inúmeros trabalhos sobre educação e democracia na América Latina. No Brasil, tem apoiado instituições e órgãos governamentais em programas de mobilização social.

Recentemente, partindo de sua visão sobre as realidades social, cultural e econômica, apontou o que chamou de Códigos da Modernidade - as sete competências que considera necessário desenvolver nas crianças e jovens que lhes garantam uma participação mais produtiva no século 21.

1- Domínio da leitura e da escrita;
2- Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas;
3- Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;
4- Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;
5- Receber criticamente os meios de comunicação;
6- Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada; e
7- Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

O Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação - Interação família-escola-comunidade será realizado em Fortaleza, de 12 a 14 de outubro, no La Maison Buffet. O evento é realizado em parceria entre o Ministério da Educação, a Secretaria de Estado de Educação do Ceará e a Fundação Itaú Social.

A realização do Seminário conta, ainda, com o apoio de parceiros da Mobilização Social pela Educação como os institutos Natura, Camargo Corrêa, C&A, Votorantim e Embraer; as fundações ArcelorMittal Brasil, SM e Avina;  e a empresa Microsoft.

Nenhum comentário: