Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de oferecer e incentivar a leitura literária na primeira infância, o Instituto Ecofuturo vem realizando, desde 2006, a campanha do Dia Nacional da Leitura, comemorado em 12 de outubro. Neste ano, as ações da campanha “Todo dia é dia de ler” destacam o papel das bibliotecas públicas no processo de formação de leitores.
“Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pela escola, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários. Ler todo dia rima com Biblioteca Todo Dia”, afirma texto de e-mail de divulgação do movimento.
O Dia Nacional da Leitura e a Semana da Leitura e Literatura foram instituídos oficialmente pela Lei nº 11.899, em 2009. Para subsidiar a campanha, o Instituto Ecofuturo disponibiliza em seu site uma série de materiais que esclarecem a importância da leitura de textos literários na infância e que orientam familiares, educadores, bibliotecas, empresas e demais interessados a participarem da campanha e a mobilizarem a comunidade em prol da leitura.
Acesse aqui a Biblioteca Virtual com materiais de apoio ao Dia Nacional da Leitura no site do Instituto Ecofuturo.
Saiba como você pode participar do movimento e estimular a leitura em sua comunidade.
Conheça o histórico da campanha.
Conheça o histórico da campanha.
Todo Dia é Dia de Ler
Texto extraído do site da campanha do Dia da Leitura
Ler inclui, recria, expande, ensina, transforma, constrói, promove cidadania. Saber ler é a base que sustenta todas as demais. Quem lê se torna dono da sua própria história e participa da construção de histórias coletivas.
Para compartilhar e envolver a sociedade brasileira sobre os caminhos que efetivam uma cultura de leitura, o Instituto Ecofuturo trabalhou intensamente desde 2006 para a criação do Dia Nacional da Leitura.
Para aprender a ler, é preciso ter a companhia amorosa e intensa de um adulto educador desde a primeira infância. Para aprender a ler, é preciso ter acesso aos livros. Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários.
Leituras em casa, em escolas, em bibliotecas públicas e comunitárias, em parques, em livrarias... Todo dia é dia de ler, e muitos lugares podem e devem abrigar leituras e leitores. Como bem disse o escritor Goethe, aprender a ler é tarefa para toda uma vida.Então, mãos à obra, porque:
Hoje pode ser o dia em que uma criança descobre o gosto pela leitura, e isso afetará o amanhã de todos, letra por letra, em grande escala, Brasil adentro, mundo afora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário