sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Comitê de Presidente Prudente (SP) conquista parcerias e reforça Mobilização na cidade

A Mobilização Social pela Educação tem avançado cada vez mais em Presidente Prudente. Por meio da divulgação da importância da interação família-escola em eventos promovidos pela Prefeitura, em atividades em instituições religiosas e nas escolas, o Comitê local tem aumentado o número de parceiros para o trabalho de mobilização da comunidade em prol da educação e alcançado mais famílias com a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

3º Salão do Livro de Presidente Prudente

Membros do Comitê no 3º Salão do Livro
Exemplo das ações mais recentes do Comitê pôde ser conferido durante o 3º Salão do Livro de Presidente Prudente, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo no dia 7 de novembro. Na ocasião, integrantes do Comitê conversaram com os presentes sobre os benefícios da interação entre familiares e educadores e distribuíram exemplares da cartilha da Mobilização.



Parceria com instituições religiosas

Para ampliar a parceria com o segmento religioso, no dia 23 de outubro, o Comitê de Mobilização de Presidente Prudente participou da Caminhada pela Vida, atividade promovida pela Igreja Católica com o intuito de alertar a comunidade, entre outros temas, sobre a violência contra crianças e mulheres. Durante o evento, que contou com a participação de mais de 600 pessoas, os mobilizadores conversaram sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos alunos como forma de melhorar o aproveitamento do ensino.

Mobilizadoras Solange Plaza e Regina Pinhal
no evento da Assembleia de Deus
A convite do Pastor Douglas Batista, membros do Comitê de Presidente Prudente conduziram palestra sobre interação família-escola durante o Seminário de Teologia realizado na igreja Assembleia de Deus, no dia no dia 22 de outubro. Entre seus objetivos, a exposição dos mobilizadores visou conscientizar os cerca de 250 fiéis presentes sobre a importância do comprometimento de todos e da colaboração entre diversos setores da sociedade para a melhoria da qualidade da educação.

Mobilizadores e participantes da atividade
na Assembleia de Deus
O debate sobre Mobilização Social pela Educação na Assembleia de Deus foi complementado, ainda, com apresentação de slides e vídeo sobre o tema, além de distribuição de cartilhas Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e folderes produzidos pelos mobilizadores com orientações selecionadas a partir da cartilha.

Como resultado da ação na Assembleia de Deus, o Comitê de Presidente Prudente já agendou novas atividades em conjunto com representantes da igreja e a participação dos mobilizadores em programa de rádio produzido pela instituição religiosa.

Apoio do Conselho Municipal de Educação (COMED)

Ainda no mês de outubro, as integrantes do Comitê Regina Ferreira Pinhal e Solange de Fátima Plaza apresentaram a importância de mobilizar a comunidade em prol da educação durante evento do Conselho Municipal de Educação (COMED). Por meio da participação na atividade, realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente (Ceforpp) no dia 20 do referido mês, as mobilizadoras reforçaram a parceria do Comitê com o COMED.

Ações junto à comunidade e nas escolas

Mobilização foi divulgada no 3º Brinca Prudente
No feriado em que se comemorou o Dia das Crianças, 12 de outubro, os mobilizadores marcaram presença na terceira edição do “Brinca Prudente”, atividade promovida pela Prefeitura Municipal que reuniu mais de 20 mil pessoas. Para subsidiar o diálogo com a comunidade sobre como a interação entre familiares e educadores beneficia o aprendizado, os integrantes do Comitê local distribuíram panfletos com orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, além de boletim informativo sobre as ações de Mobilização desenvolvidas na cidade.

As escolas públicas da cidade também vêm sendo foco da atuação do Comitê. Na Escola Municipal Maria Edite Tenório Perrone, as mobilizadoras Solange de Jesus, Solange Plaza e Regina Ferreira conduziram palestra, durante a reunião pedagógica dos educadores da instituição de ensino, sobre a necessidade de inserir a educação como valor social. Na reunião, realizada no dia 23 de setembro, os integrantes do Comitê debateram com os professores maneiras de fazer com que os familiares dos alunos passem a participarem mais ativamente do cotidiano escolar.

Comitê marcou presença no Sipat
Outro exemplo da atuação do Comitê local pôde ser observado ao longo da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada de 19 a 23 de setembro e direcionada aos funcionários da Prefeitura. Por meio de entrega de panfletos e do boletim informativo da Mobilização na cidade, além de cartazes informativos sobre Mobilização Social pela Educação fixados no mural do evento, os representantes do Comitê divulgaram ao público da atividade a importância da interação família-escola e promoveram a conscientização sobre a responsabilidade de todos na busca de educação de qualidade.

Participantes do Dia "M"
No início de setembro, os mobilizadores prudentinos convocaram a comunidade para participar do “Dia M” – como ficou conhecido o I Encontro de Famílias e Educadores da Rede Municipal de Presidente Prudente. Leia mais sobre a atividade.




Com informações de Solange Ferreira de Jesus, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente.

Nenhum comentário: