Castillo: redução de violência em escolas de comunidades em conflito |
Como desenvolver o Protagonismo Juvenil em comunidades em situação social vulnerável foi um dos temas abordados no primeiro Painel realizado na manhã do dia 14 de outubro, durante a programação do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. O assunto foi tratado pelo consultor guatemalense, especialista em Desenvolvimento, Educação e Segurança Integral, Marco Antonio Castillo e pelo especialista brasileiro em Juventude, Cidadania e Aprendizagem Cooperativa, Manoel Andrade Neto.
Marco Castillo, que também representa a Asociación Grupo Ceiba, da Guatemala, fez explanação sobre um modelo de redução da violência em centros escolares de comunidades em conflito ou disputa. Entre os fundamentos para a construção desse modelo, ele pontuou que a educação deve ser planejada conforme o tipo de sociedade a que ela será dispensada. “As alterações sociais provocam problemas que a escola não está preparada para enfrentar”, destacou, lembrando, ainda, que estigmatizar os jovens como violentos é reducionismo.
Atividades da Asociación Grupo Ceiba na Guatemala |
No âmbito da proposta pedagógica, o consultor da Guatemala enfatizou que as práticas educativas não têm respondido às demandas geradas pelos novos tipos de violência e que é necessário reconhecer que a violência muda segundo os contextos sociais. “A escola deve promover o ensino/aprendizagem da prática de valores como a autonomia e a responsabilidade por parte dos jovens”, defendeu.
Ele também reforça a importância da interação entre as famílias e os profissionais da escola para que, em conjunto, busquem soluções para os conflitos e demandas que comprometem a qualidade da educação. O olhar atento às novas culturas juvenis, a aproximação e incorporação dessas novidades à prática escolar e o reconhecimento de que a juventude está exposta à violência todo o tempo são defendidos, do mesmo mesmo, por Marco Castillo, como elementos essenciais na definição da proposta pedagógica das unidades de ensino.
Ação da Asociación Grupo Ceiba na Guatemala |
No contexto dos centros educacionais localizados em comunidades com conflitos, ele cita como desafio aos mobilizadores sociais pela educação – profissionais da educação, gestores, voluntários, famílias e lideranças sociais, entre outros – a construção de um plano de trabalho que antecipe os danos gerados pelas situações de violência. Para esse enfrentamento, Castillo sugere a formação de um grupo de voluntários, dentro da escola, que ele denomina Plataforma de Construção da Paz. Esse grupo poderá coordenar a capacitação local de atores juvenis e comunitários. Poderá, ainda, estimular o uso de outros centros móveis de Paz por parte da comunidade e dos profissionais da escola para preparação de jovens na resolução de conflitos.
Castillo: proposta pedagógica que antecipe os conflitos |
Assim, como aponta Castillo, o protagonismo juvenil e da comunidade, a abertura de espaços para a resolução dos conflitos e a articulação de redes e lideranças sociais são elementos que podem colaborar com a redução da violência juvenil na escola e em seu entorno, além de indicar um novo futuro para os jovens beneficiados por essas iniciativas.
Confira nesta terça-feira (08), no site e no blog da Mobilização, as informações referentes à exposição de Manoel Andrade Neto sobre Protagonismo Juvenil realizadas durante o I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade.
Acesse aqui o conteúdo da apresentação de Marco Castillo.
Confira nesta terça-feira (08), no site e no blog da Mobilização, as informações referentes à exposição de Manoel Andrade Neto sobre Protagonismo Juvenil realizadas durante o I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade.
Acesse aqui o conteúdo da apresentação de Marco Castillo.
Acesse aqui as imagens dos painéis expostos pelas secretarias municipais de educação, por mobilizadores e membros de Comitês de Mobilização. Imagens: Maisa Cardoso
Acesse aqui mais imagens sobre o Seminário.
Acesse aqui as imagens dos estandes de parceiros e realizadores do Seminário.
Imagens desse texto do Seminário e dos estandes: Chico Gadelha Acesse aqui mais imagens sobre o Seminário.
Acesse aqui as imagens dos estandes de parceiros e realizadores do Seminário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário