As ações de incentivo à interação família-escola-comunidade conduzidas pelos Comitês de Mobilização de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Bauru (SP) foram debatidas no painel “Experiências de Comitês de Mobilização atuando junto a famílias, comunidades e escolas”, atividade que compôs a programação do segundo dia I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. As exposições dos Comitês foram coordenadas pelo diretor-presidente do Instituto Natura, Pedro Villares.
Comitê de Mobilização de Belo Horizonte
Carolina Viana, representante da Assprom/BH |
Para apresentar como o comitê da capital mineira vem atuando, a coordenadora do Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da Secretaria Municipal de Educação de BH, Mara Catarina Evaristo, dividiu a exposição com a especialista da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), Carolina Lúcia Viana. Durante a palestra, as representantes do Comitê de Belo Horizonte fizeram um panorama das ações de mobilização na capital, destacando projetos e ações desenvolvidas pelo Comitê desde sua instituição, em abril de 2009.
Mara Evaristo, representante da SMED-BH |
Composto por lideranças que atuam em diversas instituições do setor público, privado e da sociedade civil organizada, o Comitê de BH tem buscado divulgar o Plano de Mobilização Social pela Educação junto à sociedade por meio de ações que aproximam familiares e educadores. Entre os eventos promovidos pelo Comitê, receberam destaque as ações do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação, comemorado no dia 19 de setembro.
As mobilizadoras ressaltaram, ainda, estratégias como reuniões com pais de alunos, ações em regionais de BH, projeto de leitura em família, divulgação em veículos locais de comunicação, entre outras, desenvolvidas pelo Comitê com o intuito de conscientizar da comunidade sobre a importância da interação família-escola.
Comitê Rio
David Arcenio apresenta as ações do Comitê Rio |
A expansão das ações do Comitê do Rio de Janeiro aos municípios da baixada fluminense, por meio da parceria com secretarias municipais de educação e com o apoio do Grupo de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE), foi um dos pontos altos da apresentação sobre as atividades de mobilização desenvolvidas pelo grupo carioca. Conduzida pelos mobilizadores David Francisco Arcênio e Sérgio Benedito Maia, a apresentação enfatizou as parcerias conquistadas pelo Comitê, um dos primeiros a serem constituídos desde o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), em 2008.
Entre os parceiros, os mobilizadores enfatizaram a presença de representantes de diversas denominações religiosas no Comitê Rio. Além de igrejas cristãs, o grupo conta com o apoio, ainda, de membros de religiões de matriz africana e da Federação Israelita.
Ao relatar o trabalho de divulgação da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos em comunidades que apresentam contexto social vulnerável, David Arcênio fez um paralelo com a exposição do especialista guatemalense Marco Castillo, ressaltando que diversas vezes os mobilizadores do Comitê Rio precisam levar em consideração a situação de conflito em que a comunidade se encontra inserida.
Comitê de Mobilização de Bauru
O Comitê de Bauru é exemplo de que um grupo não precisa, necessariamente, contar com grande número de mobilizadores para fazer a diferença na comunidade. Com apenas nove integrantes, o Comitê do município paulista, instituído em 2008, é um dos pioneiros da Mobilização e um dos grupos mais ativos.
Rosimeire Roveda, membro do Comitê de Bauru |
No Seminário, as experiências do Comitê, bem como as estratégias empregadas pelos mobilizadores bauruenses para conscientizar a comunidade sobre a importância da interação família-escola, foram apresentadas pelas integrantes do Comitê Rosimeire de Freitas Roveda e Maria Teresa Turtelli Gil de Souza.
Entre reuniões com pais e responsáveis, eventos em escolas, caminhadas pela cidade e, principalmente, com o apoio de instituições religiosas como a Pastoral da Educação, as mobilizadoras apontaram que cerca de 70 mil exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foram distribuídos nas atividades desenvolvidas pelo Comitê. O trabalho direto com as famílias, promovendo o diálogo sobre o conteúdo da cartilha e esclarecendo dúvidas dos pais sobre como participar mais efetivamente do cotidiano de estudos dos filhos foi destacado pelas mobilizadoras como a principal estratégia adotada.
Planejamento para 2012 – Nesta terça-feira, 8 de novembro, membros do Comitê de Bauru se reuniram para fazer o planejamento de ações de incentivo à interação família-escola a serem implementadas em 2012. A reunião incluiu também análise das ações realizadas em 2011 e um balanço da participação dos integrantes do Comitê no Seminário realizado em Fortaleza.
Acesse aqui as imagens dos painéis expostos pelas secretarias municipais de educação, por mobilizadores e membros de Comitês de Mobilização. Imagens: Maisa Cardoso
Acesse aqui mais imagens sobre o Seminário.
Acesse aqui as imagens dos estandes de parceiros e realizadores do Seminário.
Imagens desse texto do Seminário e dos estandes: Chico Gadelha Acesse aqui mais imagens sobre o Seminário.
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