Apresentação de gestores escolares sobre o projeto "Narrativas e práticas de uma escola em movimento" na Semed de Campo Grande |
Apoio à participação da comunidade na gestão escolar e ações de fortalecimento dos conselhos escolares são algumas das iniciativas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande (MS) para aproximar pais, educadores e lideranças comunitárias. Por meio dessa interação, a Secretaria busca aprimorar as propostas pedagógicas e propiciar melhor aproveitamento do ensino oferecido nas escolas públicas da capital sul-mato-grossense.
Em 2012, o projeto “Narrativas e práticas de uma escola em movimento – ação da gestão escolar” foi um dos destaques da atuação da Semed. Ao explicar o programa, a mobilizadora Diana Contar, Chefe da Divisão de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Educação de Campo Grande, enfatizou o papel de líder do gestor e a importância de oferecer espaço para a participação da comunidade.
“O projeto visa conscientizar os participantes que o êxito do trabalho escolar depende da comunidade de forma geral e para isso deve contar com a eficiente liderança do gestor”, afirmou Diana. Ainda segundo a mobilizadora, essa ação “proporciona aos gestores – diretores escolares e diretores adjuntos – compartilhar ações vivenciadas no ambiente escolar que permitem o avanço no processo de ensino e de aprendizagem, bem como no trabalho do próprio gestor, incentivando a participação dos pais nas ações da escola”.
Reunião do projeto na EM Prof. Arlindo Lima |
O projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2010 pela Semed, foi idealizado pela professora Maria Ângela de Arruda Fachini, superintendente de Gestão, Normas e Relações Comunitárias da Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, a Escola Municipal Professor Arlindo Lima foi foco das atividades do projeto e abriu as portas à comunidade para discutir ações que contribuíssem para a melhoria do trabalho administrativo e pedagógico da instituição.
Conselhos escolares
Conselhos escolares
O reforço à criação e à manutenção dos conselhos escolares também foi uma das prioridades da Semed em 2012. Para homenagear os conselheiros escolares que integraram o 1º Conselho Escolar referente ao biênio 2009/2011, foram afixadas, nas escolas municipais de Campo Grande, placas contendo o registro dos nomes dos membros que fizeram parte desse colegiado na respectiva unidade de ensino.
De acordo com a mobilizadora Diana Contar, desde 2008, a Semed tem buscado mobilizar os segmentos da comunidade escolar – diretores, equipe técnico-pedagógica, professores, administrativos, pais e alunos – para incentivar e orientar as ações dos conselhos.
Com informações de Diana Garcia de Oliveira Contar, mobilizadora social pela Educação em Campo Grande (MS).
Um comentário:
Atualmente estou na Itália para um período de dois anos, mas me sinto muito feliz em saber que a luta pela educação de qualidade continua aí no Brasil, mais especificamente em Campo Grande, onde trabalhei até Setembro último. Força ao Comitê.
Ir. Silvio da Silva
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