segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mobilizadores de todo o País participam do VI Encontro Nacional de Lideranças do PMSE


VI Encontro Nacional de Lideranças do PMSE,
06 a 08/12/2012, em Brasília (DF).
Mais de 250 voluntários e parceiros do Ministério da Educação (MEC) nas ações desenvolvidas em todo o País para incentivar a Interação família-escola-comunidade participaram do VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação. Realizado em Brasília (DF), de 06 a 08 de dezembro, o evento reuniu representantes de 133 municípios de 24 estados para discutir, entre outros temas, Alfabetização, Financiamento para a Educação, Voluntariado e Parceria.

A abertura do Encontro, sediado no auditório do Hotel Nacional, foi realizada no dia 06, com participação do representante da Secretaria Executiva Adjunta (SEA/MEC), Arlindo Cavalcanti Queiroz e das representantes das entidades apoiadoras do evento, o Instituto Votorantim e o Instituto Camargo Corrêa, respectivamente, Mariana Vieira de Sousa e Mariana Baére.

A programação do dia 07 foi iniciada com a exposição conduzida pela representante da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Clélia Mara Santos, sobre as metas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Arlindo Cavalcanti Queiroz, ministrou a segunda palestra da manhã, explicando os caminhos percorridos pela Fórum Nacional de Educação (FNE) na preparação da II Conferência Nacional de Educação que será realizada em 2014.

A programação vespertina do Encontro, ainda no dia 07, reuniu na mesa de debates sobre Práticas Mobilizadoras o voluntário do projeto Parceria Votorantim pela Educação, Israel Batista, que falou sobre as ações desenvolvidas por conselheiros escolares, no âmbito do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC); a secretária adjunta de Educação e mobilizadora em Icatu, no Maranhão, Lúcia de Fátima Andrade Vidal, que fez um balanço sobre o PMSE na região do município maranhense; a professora Adriana Ribeiro Freirias da Silva, premiada pela Secretaria de Educação de Joaquim Távora (PR), por inserir o PMSE no projeto pedagógico de sua escola; e o representante da Pastoral da Educação, Sérgio Benedito Maia, que expôs as ações de incentivo à interação família-escola que vêm sendo lideradas pela entidade, com o apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As atividades do segundo dia do Encontro foram encerradas com palestras sobre Investimento social privado e o voluntariado alinhado a políticas públicas. As exposições sobre o tema foram conduzidas pelo representante do Instituto Camargo Corrêa, Francisco de Assis Oliveira Azevedo, e do Instituto Votorantim, Rafael Pompeia Gioielli.
Mariana Baére (Instituto Camargo Correa), Gilson Barros
(coordenador do PMSE/MEC), Arlindo Queiroz
(SEA/MEC) e Mariana Sousa (Instituto Votorantim).
O VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação foi encerrado no sábado (08). As primeiras apresentações da manhã, sobre o Uso de tecnologias e mídias na Mobilização, foram coordenadas pelo representante do Instituto Camargo Corrêa, Flávio Carlos Seixas e a professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Valnice Paiva.

A exposição sobre as 26 experiências que compõem o Banco de Práticas da Mobilização Social pela Educação, conduzida pela jornalista Maisa Cardoso, concluiu as atividades temáticas previstas para o evento, no dia 08.

À tarde, os participantes do VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação participaram da Dinâmica de Grupo que resultou no planejamento das ações sobre o tema que serão desenvolvidas em 2013, com a finalidade de ampliar a participação das famílias na vida escolar dos filhos e da sociedade nas ações em prol da melhoria da qualidade da educação pública. 

O  Blog e o site da Mobilização vão publicar nos próximos dias os conteúdos das exposições do VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação.

2 comentários:

Unknown disse...

Foi memorável o nosso VI Encontro, onde num único País se deu a manifestação de múltiplas Culturas. De Norte a Sul e de Leste a Oeste o voluntariado brasileiro tem disposto tempo, investido energia e esperançoso por resultados positivos. Unânimes pela qualidade na Educação, saímos do Encontro revitalizados por tão boas informações que alimentaram nossas almas.Agradeço ao MEC pela hospitalidade e por tão amável consideração pelo corpo de voluntários da MSE. DEUS continue a nortear as suas ações. Verdadeiramente, um grande passo para o futuro!
(Missionária Capelã Elisabete Pereira)

Unknown disse...

Realmente.. foi sensacional!!
todas as possibilidades, os depoimentos, as experiências divulgadas demonstraram que precisamos está unidos...que educação não se faz sozinha e que a família é fator primordial nesse processo e mais...precisamos está de mãos dadas ou estendidas na busca desta parceria: Escola/Família.
Parabéns a todos.