sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mobilização Social pela Educação avança no Espírito Santo

As Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Vitória e Cariacica, realizadas no final de junho e início de julho, respectivamente, contribuíram para fortalecer as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade no Espírito Santo. Promovidas pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria do Estado da Educação (Sedu), em Vitória, e com a Fundação ArcelorMittal Brasil, em Cariacica, as atividades de capacitação reuniram, ao todo, cerca de cem participantes. 

Cariacica 

A Oficina em Cariacica foi conduzida pela coordenadora
do PMSE/MEC, Ivanete Oliveira dos Santos
Em Cariacica, a Oficina de Formação de Mobilizadores reuniu pais, educadores e parceiros do projeto MobilizAção, promovido na cidade pela Fundação ArcelorMittal Brasil. A capacitação, realizada no dia 4 de julho, teve como finalidade fortalecer a ampliar a atuação dos voluntários do projeto da fundação, além de estimular a adesão de novos mobilizadores.

Conduzida pela coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Ivanete Oliveira dos Santos, a Oficina contou com a participação, ainda, do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, conhecido como Juninho, e do diretor de negócios da ArcelorMittal Cariacica, Fernando Magalhães. 

Representantes da Fundação ArcelorMittal Brasil
participaram da Oficina
Durante o evento, a coordenadora do MEC destacou a importância da formação de mobilizadores e do apoio de empresas para o desenvolvimento de ações que aproximem família e escola. “A capacitação de educadores é essencial para formar multiplicadores que divulguem a mobilização em prol da educação e para fortalecer o trabalho já realizado no município. O envolvimento de empresas como a ArcelorMittal é imprescindível para que a sociedade compreenda que é dever de todos colaborar com a formação de um ensino público de qualidade”, disse. 

Vitória 

Divididos em grupos, mobilizadores e coordenadores
de pais discutiram estratégias de ação
Na capital capixaba, a formação foi direcionada a educadores de unidades de ensino que participam do projeto Coordenadores de Pais, desenvolvido pela Sedu em 15 escolas de localidades alcançadas pelo Programa Estado Presente, que tem como objetivo promover ações de cidadania e segurança em comunidades em situação de vulnerabilidade. Promovida no dia 24 de junho, a atividade contou com a participação de 40 servidores da rede estadual de ensino e coordenadores de pais.

Moradores da comunidade em que se localiza a escola, os coordenadores de pais são indicados pela diretoria da instituição de ensino e têm como atribuição desenvolver ações para melhorar a relação entre pais e educadores. “Avançar nos estudos depende do que as crianças e jovens aprendem na escola. Mas depende, também, principalmente do esforço de cada cidadão inserido no sistema público educacional”, destacou durante a Oficina a coordenadora estadual do projeto da Sedu, Alaíde Schinaider Rigoni. 

Representantes da Sedu participaram da formação de
mobilizadores em Vitória
A coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), Ivanete Oliveira dos Santos, que conduziu as exposições da formação de mobilizadores, ressaltou a contribuição que o PMSE pode dar ao projeto do governo do Espírito Santo. “Toda criança tem direito a educação, que pode ser intensificada com o intermédio dos pais, de pessoas ligadas a igrejas, empresas privadas, organizações não governamentais, dentre outras instituições que tenham interesse em investir no futuro dos estudantes. Esse é o papel da mobilização que, ampliada, pode ter um resultado bastante satisfatório”, afirmou Ivanete.

Inspirado na reforma educacional de Nova York, o Projeto Coordenadores de Pais replica, no Espírito Santo, experiências exitosas desenvolvidas pela Fundação Itaú Social na Zona Leste de São Paulo. Além da Fundação, o projeto conta com o apoio da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE) e do Movimento Espírito Santo em Ação (ES em Ação). 

Com informações do Diário Oficial dos Poderes do Estado (Vitória), publicado em 26 de junho, e da edição nº 93 da revista Nota 10 online, produzida pela Fundação ArcelorMittal Brasil (Cariacica).

Nenhum comentário: