segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Campanha mobiliza crianças e adolescentes pelo fim da violência contra a mulher

Inserido nas ações pelo Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres - 25 de novembro, lançamento da segunda etapa da Campanha 'Quem Ama Abraça' inaugura nova fase de ação que envolverá, em 2014, escolas de todo o país

Vozes de crianças, adolescentes e artistas unidas pelo enfrentamento à violência contra as mulheres brasileiras. Mobilizadas, levarão para as escolas, de todo o país, mensagens sobre práticas e atitudes em favor da Lei Maria da Penha e de apoio às mulheres em situação de violência. ‘Fazendo Escola’ é a segunda fase da campanha nacional ‘Quem Ama Abraça’, que foi lançada no dia 22 de novembro no Rio de Janeiro.

O ato contou com a presença da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) – uma das instituições parceiras da campanha. A iniciativa é realizada pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e pelo Instituto Magna Mater (IMM), em parceria com o Instituto Avon e apoio da Fundação Ford, organismos municipais e estaduais de políticas para as mulheres e Secretarias de Educação de Estados e Municípios. Os objetivos abrangem sensibilizar a sociedade para os altos índices de violência doméstica contra as mulheres, aumento de suicídios, causa de repetência escolar dos filhos, entre outros efeitos sociais. 

"Acredito que as crianças ajudarão mais fortemente a chamar atenção para esta campanha, sensibilizando as famílias e especialmente os homens sobre a violência em casa – realidade grave e muito mais presente, infelizmente, do que a gente imagina. A criançada vestiu a camisa, cantou lindo e nos emocionou muito no estúdio e na escola", disse Leila Pinheiro, cantora e responsável pela direção musical da Orquestra de Vozes Meninos do Rio, que se apresentou no lançamento da Campanha.

Mobilização social – “É ótimo ver esse caldeirão diverso abraçando uma causa fundamental, pois nós acreditamos que a resposta para barrar essa tragédia precisa contar com o envolvimento de toda a sociedade brasileira”, diz Schuma Schumaher, coordenadora executiva da Redeh. Schumaher é autora premiada de livros sobre a participação das mulheres na história e integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). 

Mulher, Viver sem Violência – Ao contribuir com o programa do governo federal, 'Quem Ama Abraça' organiza ações de prevenção da violência contra as mulheres e de conscientização sobre a igualdade de gênero. Para a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves, o 'Mulher, Viver sem Violência' ganha reforço com as ações voltadas a crianças, adolescentes e comunidade escolar. Além disso, amplia a rede de parceiros e alcança públicos ainda não mobilizados nas ações de combate à violência. 

“É na infância que a identidade de gênero de meninas e meninos se constrói, com noções sobre o que é ser mulher e o que é ser homem. Os primeiros papéis sociais se estruturam no dia a dia das brincadeiras e nos relacionamentos dentro e fora de sala de aula”, afirma a secretária.

Sensibilização pública – Essa é a terceira campanha do programa, que tem como foco a sensibilização e a conscientização sobre direitos, o alerta acerca da gravidade do fenômeno e a busca de adesão para o fim da impunidade. Ao lado de 'Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha' e 'Desperte para essa causa'. O 'Mulher, viver sem violência' pretende engajar a sociedade na mudança de comportamentos frente à violência de gênero, desconstruir preconceitos e prestar informações sobre as estratégias de eliminação da violência contra as mulheres.


Leia a Nota da ministra Eleonora Menicucci pelo Dia Internacional pela não Violência Contra a Mulher.

Com informações do site da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Nenhum comentário: