quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Interação família-escola é incentivada por educadores do Amapá e Pará

Participantes do Encontro do Some realizado em setembro
Professores do Sistema Modular de Ensino (Some), implementado nos estados do Amapá e Pará, têm buscado incentivar a participação de familiares e da comunidade no cotidiano escolar dos alunos como forma de contribuir para a melhoria do aproveitamento do ensino. A adesão dos educadores ao Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) foi reforçada em setembro, quando o PMSE foi apresentado durante o II Encontro Pará-Amapá do Some: Integração, Revitalização e Políticas Públicas para os Povos do Campo, das Águas e das Florestas, sediado em Macapá (AP).

Educadores do Amapá e do Pará trocaram experiências
durante o evento
Conduzida pela coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Ivanete Oliveira dos Santos, a exposição incentivou o debate sobre a importância da participação das famílias e do envolvimento da comunidade na trajetória educacional de crianças e adolescentes e destacou os avanços e desafios da educação no Brasil, no Amapá e no Pará. Foram expostos, ainda, exemplos da atuação dos mobilizadores em diversas localidades e como essas ações têm contribuído para a melhoria da qualidade da Educação.

A ação também contou com apresentação do grupo da
Associação Cultural Berço do Marabaixo da Favela
O encontro também ofereceu espaço para que os participantes compartilhassem suas experiências, com o objetivo de fortalecer o ensino modular em ambos os estados. Além de ressaltar a importância do envolvimento de todos para a melhoria da Educação, a atividade discutiu temas relacionados à saúde e as condições de trabalho dos professores, a vulnerabilidade dos alunos e educadores diante de situações de violência nas comunidades, entre outros.

Sobre o Some

Estruturado em módulos de disciplinas, o Sistema Modular de Ensino (Some) permite aos estudantes que residem em localidades afastadas das sedes dos municípios continuarem sua formação sem precisar sair da sua região. O Some funciona em quatro módulos, com cinquenta dias letivos cada, além de blocos de disciplinas, que, durante o ano todo, são ministradas em quatro localidades, formando um circuito.

Saiba mais sobre o Some no blog Modular Notícias, mantido por educadores do polo de Santarém (PA). 

Nenhum comentário: