quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Joaquim Távora (PR) capacita voluntários e reforça incentivo à interação família-escola

A Oficina propiciou a troca de experiências entre os
participantes
A Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Joaquim Távora (PR), nos dias 3 e 4 de outubro, reforçou a atuação dos voluntários que já atuavam no município, capacitou novos mobilizadores e conquistou parceiros para o trabalho de conscientização das famílias e da comunidade sobre a importância do envolvimento de todos para a melhoria da Educação.

Considerada bem-sucedida pelos participantes, a formação contou com exposições conduzidas pela representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Luiza Catarina de Souza Carvalhal. “A ação teve como resultados motivação, melhor preparo e integração dos participantes”, informou relatório sobre a Oficina produzido por educadores da Escola Municipal São Sebastião, que organizou o evento em parceria com o Departamento Municipal de Educação de Joaquim Távora. 

Educadores da EM São Sebastião e a representante do
PMSE/MEC, Luiza Carvalhal
Entre os 96 participantes, além de professores das redes municipal e estadual, estiveram presentes membros dos departamentos municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, do Conselho Tutelar e de conselhos de Educação, bem como de instituições religiosas. Representantes de municípios vizinhos também marcaram presença, como o secretário municipal de Educação de Guapirama e coordenadoras do Ensino Fundamental de Jacarezinho.

Apresentações sobre as metas, estratégias e estatísticas do PMSE, bem como exemplos de sua implementação por mobilizadores em diversas regiões do País estiveram entre os tópicos abordados na Oficina, que forneceu, também, dados sobre os avanços e desafios da educação brasileira. A atividade propiciou, ainda, o debate sobre os fundamentos da interação família-escola-comunidade e ofereceu sugestões de atividades e dicas para a atuação do Comitê de Mobilização formado durante a capacitação.

Atividade também contou com apresentações culturais,
como da Fanfarra da APAE de Joaquim Távora
Ao final do evento, os mobilizadores elaboraram Plano de Ação a ser desenvolvido de acordo com a realidade socioeducacional de Joaquim Távora. Entre as metas priorizadas, estão buscar por maior abertura para a participação da comunidade nas decisões e na condução de políticas públicas municipais de Educação; dar continuidade às atividades promovidas com êxito pelos mobilizadores, como visitas às casas dos alunos; e fortalecer o comprometimento de todos para que as ações previstas sejam de fato concretizadas.

Histórico das ações de Mobilização em Joaquim Távora

Professora visita casa de aluno para falar da importância
do envolvimento dos pais no cotidiano escolar
As ações de Mobilização Social pela Educação em Joaquim Távora tiveram início em 2012, com o Projeto “Família para compartilhar, escola para aprender, juntas para viver”, desenvolvido por iniciativa da Professora Adriana Ribeiro Freirias da Silva na Escola Municipal São Sebastião. O projeto ganhou força com o apoio do Departamento Municipal de Educação, a conquista de parceiros locais e pela criação de grupo de mobilizadores para atuar na escola, com a participação de professores, funcionários e pais de alunos.

Entre as principais atividades realizadas no âmbito do projeto  estiveram reuniões de pais que contaram com acolhida aos familiares pelos mobilizadores; visitas às casa dos alunos; Gincana de Pais e Filhos; a criação do Jornal Sebastional, bem como a alimentação do blog da escola e a criação de página no Facebook para a divulgação das ações mobilizadoras; apresentações de datas comemorativas e horas do conto com a presença de pais na plateia; participação de mães na sala de aula; abertura da escola à comunidade para a promoção de ações sociais e religiosas;  distribuição das cartilhas Acompanhem a vida escolar de seus filhos nas reuniões de pais; e, por fim, a conquista da criação da lei que institui o dia de Mobilização Social pela Educação no município.

Gincana de Pais e Filhos é uma das ações desenvolvidas
na EM São Sebastião para incentivar a participação dos pais
Os educadores da EM São Sebastião afirmam já ser possível observar bons resultados das ações. Fato que pode ser observado em relato da diretora da escola, Valdirene Cabrera Mendes, sobre experiência vivenciada durante a Gincana de Pais e Filhos, promovida em julho deste ano. “De mãos dadas, pais e mães participaram e colocaram um sorriso no rostinho do filho, um imenso orgulho, pois naquele momento não importava se ganhariam ou não, o mais importante eles já haviam conquistado – não apenas a presença, mas também a participação dos pais em uma atividade, juntos, na escola”, contou.

Com informações do relatório sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Joaquim Távora enviado à equipe do PMSE/MEC por educadores da Escola Municipal São Sebastião.

Nenhum comentário: