sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Melhorar a educação oferecida a crianças e adolescentes é prioridade dos mobilizadores da Paraíba

Contribuir para a melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas públicas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social é a prioridade dos mobilizadores sociais pela Educação que atuam na região dos municípios de Patos e Santa Luzia e na capital João Pessoa, na Paraíba. Para alcançar esse objetivo, os mobilizadores pretendem reforçar as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas em seus municípios, com base nas orientações recebidas nas Oficinas de Formação de Mobilizadores realizadas nas cidades de Patos e Santa Luzia, nos dias 2 e 3 de outubro, e na reunião promovida em João Pessoa, no dia 1º daquele mês.

Mobilizadores sociais pela Educação reunidos em
João Pessoa (PB)
As ações, que tiveram como finalidade reativar Comitês de Mobilização, conquistar novos parceiros para os grupos e definir novas estratégias de atuação dos mobilizadores, foram organizadas por iniciativa das mobilizadoras e representantes da área de Educação da Associação de Solidariedade Internacional – Essor Brasil, Denise Andrade e Rosângela Santos. As atividades contaram com exposições conduzidas pela coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação, Ivanete Oliveira dos Santos.
 
Para articular as atividades, além da parceria com
secretarias municipais de Educação, as mobilizadoras da Essor destacam o apoio do Projeto Movendo Cidadania, co-financiado pela União Europeia e executado pela Essor, pela  Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) e pela Associação Comunitária de Várzea Alegre (ACOMVA), que traz, dentre suas metas, a criação de comitês de mobilização social pela educação em seus municípios de atuação.
 
Santa Luzia (PB)
 
Representantes de diversos segmentos sociais estiveram
presentes na Oficina em Santa Luzia
A Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em Santa Luzia, no dia 3 de outubro, reuniu 95 pessoas, entre representantes das secretarias municipais de Educação de Santa Luzia e Várzea, membros da ASDP, da Associação Comunitária São Sebastião – que atua junto à comunidade quilombola – e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), bem como integrantes da Essor, gestores escolares e conselheiros tutelares. Além de mobilizadores de Santa Luzia e Várzea, estiveram presentes voluntários dos municípios de Desterro, Patos e Assunção.
 
Formação de Comitê de Mobilização para atuar na cidade
foi um dos resultados da Oficina
Para as mobilizadoras Denise Andrade e Rosângela Santos, o evento alcançou seu objetivo de orientar e motivar os voluntários. “A Oficina com os diversos atores do âmbito educacional e social possibilitou a compreensão sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, despertou o interesse dos participantes em contribuir ainda mais para a qualidade da educação, envolvendo as famílias e educadores de forma contínua”, afirmaram as integrantes da Essor em relatório enviado à equipe do PMSE no MEC. 
 
Como resultado da capacitação, foi instalado o Comitê de Mobilização de Santa Luzia, formado por representantes das entidades e unidades de ensino que participaram do evento. Confira aqui lista dos membros do Comitê da cidade paraibana.
 
Patos (PB)


Diversos municípios e setores sociais estiveram
representados na Oficina em Patos
Em Patos, a Oficina de Formação de Mobilizadores também obteve êxito em reunir voluntários de diversos setores sociais e em motivá-los a promover ações de incentivo à interação família-escola-comunidade junto a seus públicos de atuação. Entre os participantes, estiveram presentes representantes de secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Humano, de membros do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de associações como a Associação Comunitária de Várzea Alegre (ACOMVA) do Ceará, a ASDP e a Essor Brasil, entre outros. 


Participantes discutiram, em grupos, estratégias para
mobilizar famílias e comunidades
A participação de mobilizadores de diversos municípios – que vão atuar como multiplicadores, divulgando o PMSE em suas comunidades – também foi um dos destaques da Oficina sediada em Patos. Na ocasião, estiveram reunidos voluntários das cidades paraibanas de Patos, Maturéia, Pombal, Taperoá, Salgadinho e São José do Bonfim, bem como mobilizadores das cidades cearenses de Várzea Alegre e Granjeiro. 


João Pessoa (PB)

Lideranças sociais e comunitárias participaram da reunião
em João Pessoa
No dia 1º de outubro, a Associação Essor Brasil promoveu reunião com lideranças sociais de João Pessoa com o intuito de apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação, sensibilizar os atores locais para melhorar a qualidade da educação na capital da Paraíba e revitalizar o Comitê de Mobilização local. Estiveram presentes na atividade representantes das secretarias municipais de Educação, de Políticas Públicas para Mulheres e do Orçamento Participativo, da Unidade de Saúde da Família (PSF) da comunidade São Rafael, membros de ONGs, de associações comunitárias, da Associação Pestalozzi e usuários de seus serviços, além de professores e coordenadores escolares.

Em relatório enviado à equipe do PMSE no MEC, as mobilizadoras Denise e Rosângela ressaltaram a troca de experiências proporcionadas pelo encontro. “Na ocasião, as representações de secretarias e instituições socializaram suas experiências, promovendo uma troca de saberes que fomentou no grupo o desejo de contribuir e de participar do Comitê. Trouxe ainda a intenção de envolver outros atores nesse processo, para que, conjuntamente, possam pensar em plano de ação e na construção de calendário de atividades para 2014”, relataram. 

Importância das parcerias

O encontro definiu rumos da Mobilização pela Educação
na capital paraibana
Para as representantes da Essor, as ações nos três municípios evidenciaram a importância das parcerias com os diversos segmentos sociais na mobilização pela garantia do direito de aprender de todos e cada um dos brasileiros. “É necessário sensibilizar e motivar de forma contínua os gestores públicos e educacionais, as famílias e lideranças comunitárias, construindo coletivamente diversas estratégias de mobilização. Somente com parcerias é possível reunir todas as forças em prol de educação de qualidade”, refletiram. 
 
Com informações de Denise Andrade e Rosângela Santos, mobilizadoras sociais pela Educação na Paraíba e integrantes da área de Educação da Essor Brasil.

Nenhum comentário: