terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Bahia: Itanagra e Alagoinhas reforçam ações de incentivo à interação família-escola

Incentivar a criação de conselhos escolares; estimular a participação dos pais na escola; criar momentos informais de integração entre familiares e educadores; aproveitar reuniões de pais para esclarecimentos sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); e visitar as famílias dos alunos são algumas das ações definidas como prioritárias pelos mobilizadores de Itanagra e Alagoinhas, na Bahia. Essas e outras atividades foram discutidas durante a primeira reunião do Comitê de Mobilização local, realizada no dia 2 de dezembro.

Voluntários da Copener Florestal apoiam as ações de
incentivo à interação família-escola
O fortalecimento das ações de incentivo à interação família-escola-comunidade em Itanagra e Alagoinhas é resultado dos eventos de apresentação do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e da Oficina de Formação de Mobilizadores promovidos em ambas as cidades no final de outubro e início de novembro do ano anterior. O apoio dos mobilizadores que atuam na região metropolitana de Salvador – que têm como importante parceira a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) –, bem como da empresa Copener Florestal, sediada em Alagoinhas, também tem sido fundamental para o desenvolvimento da Mobilização na região.

Membros do Comitê de Mobilização de Salvador
“A oficina e o lançamento do PMSE aconteceram graças ao trabalho de mobilizadores e Comitês já em ação, por algum tempo, em outros municípios”, destacou o representante do PMSE/MEC e mobilizador, Sérgio Benedito Maia, que conduziu as exposições sobre o Plano nas cidades baianas. “A Copener e seus parceiros firmaram compromisso de qualificar continuamente os mobilizadores que irão participar do projeto, atendendo ao plano de ação elaborado pela própria comunidade durante a formação”, acrescentou o palestrante.

Sérgio ressaltou, ainda, a reflexão e a troca de experiências proporcionadas pelos eventos em Itanagra e Alagoinhas, sobretudo durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, realizada em Itanagra, no dia 1º de novembro. “A Oficina contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre pais, professores, religiosos, gestores públicos e voluntários da Copener Florestal, e teve como objetivo dar visibilidade a iniciativas transformadoras, abrir espaço para a cultura local, dar voz às crianças e aos jovens e promover o real encontro da comunidade com a escola, ou seja, conscientizar os pais e famílias da importância de participar da vida escolar de seus filhos”, relatou.

Estudantes também participaram do lançamento do
PMSE em Itanagra
De acordo com o representante do MEC, o evento de apresentação do Plano de Mobilização Social pela Educação, realizado na Vila de São José de Avena, pertencente ao Distrito de Itanagra, também teve grande impacto para sensibilizar a comunidade local sobre os benefícios da interação família-escola. “O galpão do antigo mercado municipal da Vila, que estava abandonado e vinha sendo usado para abrigar animais, ficou pequeno para tanta gente na manhã de 1º de novembro. O lançamento teve a participação de mais de 200 pessoas, que chegaram ao local a pé, de bicicleta, carro e ônibus, vindas da sede do município e também das comunidades de Vila Margarida e do Povoado do Treme, o que mostra a diversidade do público interessado no projeto”, refletiu.

Nenhum comentário: