sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Profissionais do Mais Educação estimulam interação família-escola em São Lourenço do Sul (RS)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em São Lourenço do Sul
Monitores e oficineiros do Programa Mais Educação em São Lourenço do Sul (RS) estiveram entre os participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada na cidade nos dias 29 e 30 de outubro de 2013. Durante a formação, que também contou com a presença de voluntários do município gaúcho de Cristal, os participantes foram orientados a inserirem o incentivo à interação família-escola-comunidade em suas ações e definiram, entre suas prioridades, buscar maior abertura para a participação da comunidade não só nas atividades escolares, mas também nas decisões e na condução de políticas públicas para a Educação.

Divididos em grupos, mobilizadores debateram sobre
as ações a serem priorizadas a partir da Oficina
O professor e mobilizador social pela Educação Fabiano Bosenbecker – um dos articuladores da Oficina em São Lourenço do Sul – destacou a relevância da parceria com os educadores do Mais Educação. “Os desafios do programa são muitos e precisamos de todos os parceiros possíveis”, afirmou. Além do trabalho em conjunto com o Mais Educação, os mobilizadores buscam o apoio de gestores, professores, funcionários de escolas, lideranças religiosas, empresários locais e assistentes sociais.

As exposições da atividade de capacitação foram conduzidas pela representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Luiza Catarina de Sousa Carvalhal. Entre os tópicos abordados, os participantes conheceram as metas do PMSE e exemplos bem-sucedidos de sua implementação em diversas localidades, os fundamentos da interação família-escola, bem como os desafios e avanços da Educação no Brasil. Os mobilizadores foram orientados, ainda, a formarem Comitê de Mobilização e a elaborarem Plano de Ação de acordo com a realidade socioeducacional da região.

Evento contou com apresentação do grupo de percussão
da Escola Castro Alves
Promovida no auditório da Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, a Oficina de Formação de Mobilizadores contou com a presença da secretária municipal de São Lourenço do Sul, Fernanda Bork; da coordenadora municipal do Mais Educação, Tânia Nascente Alves; e da representante do Conselho Municipal de Educação, Maristela Munhoz Carvalho. A abertura do evento foi marcada por apresentação do grupo de percussão da Escola Castro Alves, comandado pelo professor Guinter Helwig. 

Com informações de Fabiano Bosenbecker, mobilizador social pela Educação em São Lourenço do Sul (RS).

Nenhum comentário: