sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Participe da Campanha de Volta às Aulas: Nenhuma Família Fora da Escola

Pai de aluno conhece a mensagem da Cartilha em escola
de Nazaré (TO)
Neste início de ano letivo, a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (MEC) sugere a mobilizadores, educadores, gestores, lideranças sociais e religiosas e demais parceiros do PMSE que divulguem junto a seus públicos de atuação a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e incentivem a participação de todos em busca de melhorias para a Educação em seu município.

Lembramos que, nesse processo, a escola tem papel fundamental na interação com as famílias e as comunidades. Sem o interesse e o apoio dos gestores e dos profissionais das unidades de ensino, a família não se sente motivada a participar da vida escolar dos filhos. Assim, a participação das secretarias de Educação e dos educadores nesse movimento é muito importante.

A proposta da equipe do PMSE/MEC é a de que as secretarias de Educação e as unidades de ensino conduzam ações específicas junto aos pais e professores nas duas primeiras semanas de aula. Podem ser realizadas, por exemplo:

  • reuniões para tratar exclusivamente sobre a participação da família na escola, ou incluir esse tema em reuniões já programadas;
  • exposição de cartazes nos murais das escolas com frases da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos;
  • exposição de faixas nos arredores das unidades de ensino; e
  • envio de mensagem de boas vindas a todas as famílias, incluindo sugestões para que elas acompanhem a vida escolar dos filhos e sejam parceiras da escola.

Se você aderir à Campanha de Volta às aulas, pedimos que nos informe as ações que serão realizadas e, após os eventos, nos encaminhe fotos, notícias e resultados sobre essas atividades para que possamos publicar no site e no blog da Mobilização Social pela Educação. As informações podem ser enviadas por meio do formulário encontrado na guia Fale conosco e envie notícias.

Para solicitar exemplares da Cartilha, entre em contato conosco pelo e-mail mobilizacaosocial@mec.gov.br.

Nenhum comentário: