segunda-feira, 12 de maio de 2014

Comitês de Mobilização de Amapá do Maranhão (MA) e Itanagra (BA) fortalecem atuação

Mobilizadores de Amapá do Maranhão se reuniram com
representante do PMSE/MEC
Com o intuito de fortalecer a atuação dos Comitês de Mobilização, o representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Sérgio Benedito Maia, tem se reunido com integrantes dos grupos de diversas localidades para acompanhar o trabalho dos mobilizadores e dar sugestões para reforçá-lo. Em fevereiro, exemplos dessa ação puderam ser conferidos nos municípios de Amapá do Maranhão (MA) e Itanagra (BA).

Amapá do Maranhão (MA)

Participantes da I Conferência do Plano Municipal de
Educação em Amapá do Maranhão (MA)
Em Amapá do Maranhão, o encontro do representante do PMSE/MEC com o Comitê local foi realizado durante as atividades da I Conferência Municipal do Plano Municipal de Educação (PME) Primeira Infância e Família na Escola, promovida pela Secretaria Municipal de Educação no dia 25 de fevereiro. Na oportunidade, Sérgio Maia conheceu as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo, bem como o perfil dos mobilizadores que o integram.

Entre as orientações fornecidas ao Comitê, o representante do MEC destacou a importância de buscar novas parcerias para o grupo. Agentes comunitários de Saúde, secretarias municipais de Assistência Social e Agricultura, Câmara Municipal, Conselho Tutelar e Polícia Militar foram apontados como potenciais parceiros dos mobilizadores em Amapá do Maranhão.

A Conferência contou com a participação do representante
do PMSE/MEC, Sérgio Maia
De acordo com Sérgio Maia, a reunião foi bem-sucedida. “O grupo considerou que há possibilidades reais de impulsionamento e fortalecimento da interação família-escola-comunidade pela diversidade de representação de membros que compõem o Comitê. Além disso, percebe-se a disposição de cada integrante para atuação efetiva em seu segmento”, ressaltou o representante do PMSE/MEC.




Itanagra (BA)

Participantes da Jornada Pedagógica em Itanagra (BA)
No município baiano, a reunião de monitoramento do Comitê local – formado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores  realizada nos dias 1 e 2 de novembro de 2013 – integrou a programação da Jornada Pedagógica que marcou o inicío do ano letivo em Itanagra. Promovida nos dias 17 e 18 de fevereiro pela Secretaria Municipal de Educação de Itanagra em conjunto com o Comitê de Mobilização local, a Jornada contou com o apoio de integrantes do Comitê de Salvador, do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação (TIPEMSE) Universidade do Estado da Bahia (UNEB), bem como da empresa Copener Florestal. 

Membros do Comitê de Itanagra receberam orientações
do representante do PMSE/MEC, Sérgio Maia
Como conclusão do encontro com os mobilizadores itanagrenses, o representante do Plano de Mobilização Social pela Educação, Sérgio Benedito Maia, destacou que o apoio dos parceiros é fundamental para o desenvolvimento das ações de incentivo à interação família-escola em Itanagra. “A garantia que se tem para que a Mobilização caminhe no município está na parceria com a Copener Florestal, cujo planejamento é muito eficiente, e na força do Comitê de Mobilização de Salvador em conjunto com a UNEB”, afirmou.

Confira abaixo a composição atualizada do Comitê de Mobilização de Itanagra:

Nenhum comentário: