quarta-feira, 28 de maio de 2014

Salete (SC) cria Comitê de Mobilização e reforça incentivo à interação família-escola

Membros do Comitê de Mobilização Social pela
Educação de Salete (SC)
Com o intuito de fortalecer as ações de Mobilização Social pela Educação que vêm sendo desenvolvidas na cidade desde 2009, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Salete (SC) promoveu, nos dias 31 de março e 1º de abril, Oficina de Formação de Mobilizadores. Realizada na Câmara de Vereadores, em parceria com o Ministério da Educação, a atividade de capacitação teve entre seus resultados a criação do Comitê de Mobilização local.

Formado majoritariamente por educadores, o Comitê recebe o apoio de vereadores, lideranças religiosas e conselheiros tutelares. Entre as metas do grupo está ampliar a divulgação da mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos nas instituições de ensino e junto à comunidade.

Representantes de diversos segmentos sociais
participaram da formação de mobilizadores
De acordo com a secretária de Educação de Salete, Soely de Fátima Oliveira Bonin, o trabalho com a cartilha – iniciado ainda em 2010, quando o município imprimiu exemplares da publicação – tem contribuído para aumentar o envolvimento dos pais na trajetória educacional. 

“Solicitamos exemplares da cartilha por acreditar na importância da participação dos pais na vida escolar das crianças, e também por isso realizamos esse planejamento, para que em 2014 os professores estejam preparados nas unidades para aplicar as orientações desse material”, destacou a secretária.

Soely Bonin, secretária de Educação de Salete (à esq.), e
Doris Cardoso, representante do PMSE/MEC
Além da secretária, o prefeito de Salete, Juares de Andrade, demonstrou entusiasmo com os resultados da formação de mobilizadores. “A força e a união da comunidade e do voluntariado fazem a sociedade melhorar. Tenho certeza que daqui [da Oficina] sai um compromisso sério, um aglomerado de soluções e iniciativas para a formação de nossas crianças e jovens”.

A Oficina de Formação de Mobilizadores em Salete contou com exposições conduzidas pela representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Doris Cardoso Prudente Bertolino. Durante a capacitação, os voluntários conheceram as metas e estratégias do PMSE e exemplos de boas práticas de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas em diversas localidades. Foram apresentados, também, avanços e desafios da educação brasileira, fundamentos da interação família-escola e orientações para a atuação do Comitê. 

Apoio do Rotary Club 

Mobilizadores de Salete contam com o apoio do
Rotary Club da cidade
A convite da secretária de Educação, Soely Bonin, a representante do PMSE/MEC aproveitou sua visita à cidade catarinense para conversar com membros do Rotary Club sobre a Mobilização Social pela Educação e conquistar o apoio da organização para as ações do Comitê local. 

"Estivemos, no dia 31 de março, na reunião do Rotary de Salete, durante a qual tivemos a oportunidade de falar a respeito da Mobilização e já garantimos a parceria dos rotarianos, que elogiaram a iniciativa", relata Doris.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização de Salete (SC):

Com informações da secretária municipal de Educação de Salete (SC), Soely de Fátima Oliveira Bonin, e da representante do PMSE/MEC, Doris Cardoso Prudente Bertolino.

Nenhum comentário: