segunda-feira, 26 de maio de 2014

Parceria Votorantim pela Educação: Concurso Tempos de Escola está com inscrições abertas

http://www.blogeducacao.org.br/premiacoes/tempos-de-escola/regulamento/Com o tema geral “Nossa cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”, a 6ª edição do Concurso Tempos de Escola está com inscrições abertas para alunos da rede pública dos ensinos fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos – EJA.  A iniciativa é realizada pelo Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura, e visa sensibilizar os estudantes dos municípios participantes do Parceria Votorantim pela Educação sobre a importância da dedicação aos estudos e sobre o valor da educação para o seu desenvolvimento.

“O Concurso Tempos de Escola é uma estratégia de mobilização voltada para os alunos. A cada ano, buscamos incentivar debates e atividades sobre a produção de conteúdo e a construção do texto em sala de aula. Mais do que uma competição, o concurso pretende engajar crianças, jovens e adultos para que compreendam a importância da Educação”, explica Wilian Lourenço, Coordenador de Comunicação do Instituto Votorantim.

O concurso tem como objetivo estimular a produção de textos sobre assuntos relacionados ao universo escolar e procura orientar os educadores para que eles trabalhem as propostas de redação com os alunos criando caminhos para aprendizagens significativas. 

Categorias e premiações

Nesta edição, o Concurso Tempos de Escola se divide em quatro categorias e agrupa os estudantes de acordo com a proximidade dos seus conhecimentos sobre a escrita e a língua. Com o subtema “Venha conhecer a minha terra”, os alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental escreverão uma carta para um destinatário específico, apresentando atrações do município e diversas características locais.

Os estudantes do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, a partir do subtema “Pessoas da minha cidade”, produzirão a biografia de um personagem local, abordando a maneira como ele contribui com a comunidade. Já os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio escreverão um relato com o subtema “Minhas aprendizagens na cidade e na escola”. Na categoria voltada à Educação de Jovens e Adultos, o tipo de redação pedido é a biografia de um personagem da localidade, também a partir do subtema “Venha conhecer a minha terra”.

Após um processo de triagem, as redações serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, formada por representantes do Instituto Votorantim, do Ministério da Educação, do Canal Futura e da Comunidade Educativa CEDAC. Dessa forma, o concurso irá reconhecer alunos e professores de cada categoria, no âmbito nacional e municipal.

Os destaques nacionais, de todas as categorias, serão premiados com um notebook e o Canal Futura fará uma reportagem exclusiva com os ganhadores. Já os destaques municipais do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental irão receber uma bicicleta; os do 7º, 8º e 9º e de todas as séries do ensino médio irão ganhar uma câmera fotográfica. Além disso, todos terão um diploma de participação e seus textos publicados no Blog Educação.

O Concurso Tempos de Escola também premiará os professores orientadores de cada destaque municipal com um troféu e de cada destaque nacional com um kit de livros. Os professores de cada município que tiverem o maior número de alunos inscritos sob sua orientação ganharão um troféu. Já o professor que orientar o maior número de alunos entre todos os orientadores de todas as cidades receberá um notebook. As instituições de ensino com o maior número de participantes de cada município receberão uma placa como reconhecimento.

Inscrições – Concurso Tempos de Escola

Período: Até 10 de julho de 2014
Link para inscrição: http://goo.gl/x9VjND
Regulamento: http://goo.gl/INq5Z5

Nenhum comentário: