sexta-feira, 16 de maio de 2014

Gestores escolares participam de Oficina de Formação de Mobilizadores em Campos dos Goytacazes (RJ)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Campos dos Goytacazes (RJ)
Com o objetivo de fortalecer a atuação dos mobilizadores locais e apresentar a Mobilização Social pela Educação a gestores escolares da rede municipal de ensino eleitos em novembro de 2013, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE) de Campos dos Goytacazes (RJ) promoveu, nos dias 20 e 21 de março, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. A atividade contou com exposições conduzidas pelo representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação, Sérgio Benedito Maia.

Além dos gestores, participaram da capacitação professores, funcionários das escolas e da SEMECE, bem como representante do Conselho Municipal de Educação. Após conhecerem as orientações do Plano de Mobilização, os fundamentos da interação família-escola e exemplos da implementação do PMSE em diversas localidades, entre outras informações, os participantes da Oficina se dividiram em grupos para elaborar Plano de Ação com metas, atividades, públicos prioritários e atores-chave para o avanço da Mobilização Social pela Educação em Campos dos Goytacazes.
 
Reforço do Comitê local

As exposições da Oficina foram conduzidas pelo
representante do PMSE/MEC, Sérgio Maia
O evento de formação teve como finalidade, ainda, reforçar a atuação do Comitê local. Ativo desde 2009, o grupo de mobilizadores de Campos dos Goytacazes conquistou novos membros durante a Oficina e pretende ampliar suas atividades junto aos educadores e à comunidade.

De acordo com Sérgio Maia, o envolvimento dos profissionais da Educação e da Secretaria Municipal de Educação nas ações de incentivo à interação família-escola conduzidas pelo Comitê é um dos principais fatores do sucesso da mobilização pela melhoria da qualidade da Educação na cidade. 

A formação contou com apresentações culturais
realizadas por alunos
“O Comitê está priorizando a mobilização dos gestores, professores e funcionários, para que suas adesões ao PMSE sejam efetivas e repercutam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município e no desenvolvimento da interação família-escola-comunidade”, apontou o representante do PMSE/MEC.

A integrante do Comitê e membro do Conselho Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes, Sueli André do Nascimento Rosa, ressaltou a importância da Oficina para fortalecer o trabalho de mobilização realizado pelos educadores na cidade. “Foi um momento enriquecedor, que deve ter sua mensagem multiplicada por toda a comunidade escolar”, afirmou. 

Confira abaixo a composição atualizada do Comitê de Mobilização de Campos dos Goytacazes:
  • Ana Paula Bernardes – diretora da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado Silva – apaula.bernardes@oi.com.br
  • Cerlene Freitas Azeredo – Diretora de Gestão smecegestao@gmail.com
  • Jane Celeste Monteiro dos Santos – coordenadora do PDE na Secretaria Municipal de Educação – janeceleste1@hotmail.com
  • Júlio César da Paixão – diretor e professor da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas – jpaixao.julio@gmail.com
  • Laércia Campos – Superintendente
  • Lilian Neto Barroso Azevedo – Subsecretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes
  • Maria José Barcellos Netto Manhães – Articuladora da PMSE na SMECE – dekanetto@hotmail.com
  • Marinéa Abude de Cerqueira Martins – secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes
  • Sirlei Artilles de Abreu Ávila – coordenadora do Programa Mais Educação na Secretaria Municipal de Educação – sirlei.avila@yahoo.com.br
  • Sueli André Nascimento Rosa – membro do Conselho Municipal de Educação – sueliandre@gmail.com

Nenhum comentário: