segunda-feira, 5 de julho de 2010

Lideranças da Mobilização participam de encontro no Rio de Janeiro

Justificar

Representantes de 18 unidades da Federação estiveram reunidos, de 30 de junho a 02 de julho, no Rio de Janeiro, durante o Encontro de Lideranças da Mobilização Social pela Educação. Ao longo da programação do evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), os mobilizadores trocaram experiências e fizeram um balanço das ações realizadas em todo o País com o objetivo de envolver as famílias na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino.


No primeiro dia do encontro, os mobilizadores tomaram conhecimento, ainda, sobre experiências consideradas boas práticas de Mobilização - em razão dos resultados alcançados e em decorrência da facilidade de replicação em distintas localidades e realidades - e que podem ser empregadas com o objetivo de envolver a sociedade em ações que visem garantir o direito de aprender a todos os brasileiros.



Entre outras orientações, mais uma vez, os mobilizadores foram alertados sobre as restrições legais pertinentes ao período eleitoral no tocante às ações de Mobilização Social pela Educação. O destaque, novamente, foi dado ao impedimento para utilização, distribuição e eventual reprodução da Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, durante esse período.

No segundo dia do encontro, os participantes expuseram fotos em painéis, organizados por localidade do País onde a Mobilização Social pela Educação tem tido destaque, e apresentaram, de maneira interativa, informações sobre as atividades desenvolvidas em suas comunidades com o objetivo de ampliar a participação dos pais na trajetória escolar dos alunos das unidades de ensino públicas.

Na sequência da programação, cada mobilizador que tomou conhecimento sobre as experiências expostas ressaltou os pontos que considerou relevante e, como contribuição, ofereceu sugestões para o aprimoramento das práticas.

A programação do Encontro de Lideranças da Mobilização Social pela Educação foi encerrada, no dia 02 de julho, com a exposição conduzida pela diretora da Secretaria de Educação Básica do MEC, Maria Luiza Alessio, sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2009, cujos resultados haviam sido divulgados no dia anterior.

Nenhum comentário: