segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pindamonhangaba (SP) apresenta ações de Mobilização desenvolvidas na região do município


O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba aproveitou o espaço para exposição sobre a atuação dos mobilizadores em diversas regiões do País, durante o Encontro de Lideranças realizado no Rio de Janeiro, de 30 de junho a 02 de julho, para divulgar o balanço das atividades promovidas no município paulista. Na apresentação, foram destacadas as ações desenvolvidas a partir da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em Pindamonhangaba, nos dias 16 e 18 de abril.

Na avaliação dos mobilizadores do município paulista, a Oficina alcançou seus objetivos, tendo em vista que, ao longo da programação da atividade, novos membros foram integrados ao Comitê de Pindamonhangaba e foi criado o Comitê Regional, que atua em todo o Vale do Paraíba. Os participantes da Oficina programaram, ainda, a reunião com diretores e coordenadores da rede estadual, encontro realizado no dia 12 de maio.

Ainda durante o Encontro de Lideranças, os mobilizadores do município paulista também destacaram, como resultado da Oficina, o envolvimento dos alunos da Faculdade de Pindamonhangaba (FAPI) que desenvolveram a Mobilização Social pela Educação nas instituições de ensino em que fizeram estágio.

Outra ênfase foi dada ao trabalho realizado pela mobilizadora Elma Salatiel Rodrigues Rosa Veloso, do município de Taubaté. As ações de estímulo ao envolvimento das famílias locais na vida escolar dos filhos contam com o apoio dos comitês de Pindamonhangaba e do Vale do Paraíba. Novas adesões a esse trabalho foram contabilizadas a partir da atuação da mobilizadora e a formação de um Comitê de Mobilização em Taubaté está em fase de organização.

Ações de Mobilização promovidas por religiosos, como os pastores José Antônio, em Santo Antônio do Pinhal; Carlos Nelson, em São José dos Campos e Luiz Celso, em Tremembé, foram apresentadas como exemplos de como inserir a discussão e a conscientização dos pais sobre a importância de participarem da vida escolar dos filhos no cotidiano das atividades desenvolvidas por instituições religiosas.

A exposição de Pindam
onhangaba no Encontro de Lideranças também incluiu reflexão sobre os desafios enfrentados pelos mobilizadores e o que pode ser feito para ampliar a atuação dos Comitês.

Acesse aqui o conteúdo da apresentação do Comitê de Pindamonhangaba no Encontro de Lideranças.

Com informações de Doris Bertolino, membro do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba.


Nenhum comentário: