quinta-feira, 29 de julho de 2010

SP: Mobilizadores de Osasco divulgam balanço de ações do primeiro semestre

Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Osasco que atuam na região metropolitana de São Paulo vêm divulgando a mensagem sobre a Mobilização em encontros e atividades promovidas por diversos segmentos sociais. Por meio das ações realizadas no primeiro semestre de 2010, o Comitê conquistou novos parceiros e ampliou o número de famílias conscientizadas sobre a importância da participação dos pais na trajetória escolar dos filhos.

Nos dias 29 e 30 de junho, membros do Comitê apresentaram a Mobilização Social pela Educação aos cerca de 300 participantes da Semana de Fé e Compromisso Social, realizada no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, em Osasco, de 29 de junho a 03 de julho.

Exposição semelhante foi feita pela integrante do Comitê de Osasco, Vera Lúcia Lopes, durante o Seminário das Pastorais Sociais realizado em São Paulo, de 25 a 27 de junho. O Seminário reuniu representantes de pastorais de vários municípios do estado e de bairros da capital paulista que tomaram conhecimento, na ocasião, sobre a proposta do Plano de Mobilização Social pela Educação. Os participantes do Seminário também foram orientados a incentivar as famílias de suas comunidades a se envolverem nas atividades escolares dos filhos.

Vera Lúcia participou, ainda, da 2ª Assembleia Popular Nacional, sediada na cidade goiana de Luziânia, de 25 a 28 de maio. Durante o evento, a mobilizadora conversou com os participantes sobre a Mobilização e ofereceu dicas sobre como eles podem atuar junto às famílias de suas comunidades, de modo a estimular a interação família/escola.

Os mobilizadores da região metropolitana de São Paulo também conquistaram a parceria de representantes do Cursinho Pré-Vestibular Canaã, em Osasco. Vera Lúcia Lopes vem trabalhando há um ano com os alunos do cursinho, em aulas que têm como tema cidadania e ética, incluindo abordagens sobre a Mobilização. A partir das atividades de reflexão promovidas com os alunos, são elaborados planos de ação envolvendo a participação dos estudantes, que passaram a atuar como multiplicadores da Mobilização em seus bairros e locais de trabalho.

Integrantes da Pastoral da Educação que fazem parte do Comitê de Osasco e região apresentaram, durante a Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em 25 de maio, na Cúria Diocesana, as ações de Mobilização desenvolvidas com o apoio da Pastoral. Na Assembleia, estiveram presentes cerca de 300 representantes de paróquias de 12 municípios da região.

Com informações de Vera Lúcia Lopes, membro do Comitê de Osasco/região metropolitana de São Paulo.

Nenhum comentário: