quinta-feira, 15 de julho de 2010

Lauro de Freitas (BA) conquista parceiros para ações de Mobilização no município


Mobilizadores do município baiano de Lauro de Freitas, localizado na região metropolitana de Salvador, buscaram o apoio do projeto social Mulheres da Paz e de agentes comunitários de saúde para ampliar a Mobilização Social pela Educação na cidade. As ações em conjunto têm sido desenvolvidas desde a segunda quinzena de maio, após a participação de representantes do município na Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em Salvador.

As atividades de Mobilização na localidade foram reforçadas após a criação do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Lauro de Freitas, em 18 de maio, durante reunião promovida no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Inspirados pelas orientações recebidas durante a Oficina em Salvador, os agentes comunitários de saúde Roberto Bezerra, Tatiana Lopes e Raimundo Mário se juntaram às mobilizadoras Maria de Fátima Carvalhal e Rosângela Neves para compor o Comitê.

As atividades do Comitê de Lauro de Freitas são apoiadas por membros do Núcleo de Articulação e Mobilização Comunitária (NAMC) da Secretaria Municipal de Saúde. Os representantes do NAMC promovem reuniões direcionadas aos agentes comunitários de saúde que atuam em todo o município. Lauro de Freitas conta com mais de 200 agentes que, em suas visitas às famílias, incluem em seu trabalho de orientação a divulgação da mensagem sobre a Mobilização Social pela Educação e incentivam os pais a se envolverem no cotidiano escolar dos filhos.

O Comitê de Lauro de Freitas também promoveu encontros com representantes do movimento social Mulheres da Paz. Como resultado dessas abordagens, integrantes do movimento também passaram a incluir a Mobilização Social pela Educação em suas atividades. Parceria semelhante foi firmada com a Igreja Renascer em Cristo que recebeu os membros do Comitê e abriu espaço para a divulgação do Plano de Mobilização Social pela Educação às famílias da instituição religiosa.

O Comitê de Mobilização de Lauro de Freitas tem a seguinte composição:

Maria de Fátima Carvalhal de M. Assis – Coordenadora do NAMC - f.carvalhal@hotmail.com
Rosângela Neves – Assistente administrativa do NAMC - rosangelaunica@hotmail.com
Roberto dos Santos Bezerra - Agente comunitário de saúde - roberto_sb71@hotmail.com
Tatiana Lopes - Agente comunitária de saúde - thatylopes2009@hotmail.com
Raimundo Mário - Agente comunitário de saúde - raimario@hotmail.com


Com informações de Fátima Carvalhal, membro do Comitê de Mobilização de Lauro de Freitas (BA)

Um comentário:

Mulheres Mobilizadoras disse...

Mobilizadoras sociais de Lauro de Freitas dos bairros de Itinga e Vida Nova agradecem a oportunidade as Coordenadoras Fátima Carvalhal e Rosangela Neves depois da interlocução Namc com a interlocução Mulheres da Paz na qual faço a coordenação.
Foi depois desse encontro do dia 15/09 no auditorio da Secretaria Municipal de Saúde no qual o Namc faz parte que conseguimos o material para poder ampliar nosso trabalho com pouco recurso e com muita boa vontade dentro dos núcleos das mulheres da paz na qual faço a interlocução municipal igrejas,creches e nas praças com um boca a boca de mãe para mães está funcionado, estarei enviando o nosso material o mas breve.
Cleide Rezende Interlocutora Municipal MPZA