sexta-feira, 28 de maio de 2010

Formação de mobilizadores alcança interior cearense


Juazeiro do Norte

Foi encerrada nesta sexta-feira, 28 de maio, a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada no município de Juazeiro do Norte, na região Sul do estado do Ceará. O evento de capacitação reuniu lideranças de diversos segmentos sociais que receberam, desde a quinta-feira (27), orientações para a realização de atividade de incentivo à participação das famílias na vida escolar dos filhos.

Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), a Oficina contou com a participação do Secretário Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, Cícero Ricardo Ferreira Lima, de professores e diretores de escolas públicas do município e da região e de representantes do segmento religioso. Estiveram representados na atividade, ainda, os municípios de Iguatu, Barbalha e Pentecoste.

Durante a programação da Oficina, a assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, ofereceu aos mobilizadores informações sobre os principais programas e as ações empenhados pelo poder público em prol da melhoria da qualidade da educação nas escolas das redes públicas de todo o País. Os participantes foram orientados, ainda, sobre como promover iniciativas de Mobilização Social pela Educação que estimulem a participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento escolar e consequente elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Ao final da Oficina, o professor Cícero Henrique Pereira de Brito, de Juazeiro do Norte, compôs um repente sobre a Mobilização:

Mobilização Social pela Educação

Eventos desta natureza enriquecem o cidadão,
seja ele rico ou pobre, de todas as regiões,
do cariri, estado ou nordeste que entre nós enriquece com tantas informações,
repassadas pela representante do MEC
aqui no coração do nordeste, Juazeiro do meu padrinho Cícero Romão,
que em sua trajetória de vida, mostrava preocupação
com o estilo de vida de toda a população.
Em sábias palavras disse: “preservar a natureza é mostrar a educação”,
esse é um dos conselhos do padre Cícero Romão.


Autor: Cícero Henrique Pereira de Brito

Pacajus

Lideranças sociais do município de Pacajus, na região metropolitana da Fortaleza, também participaram da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada na cidade, nos dias 24 e 25 de maio.

O evento reuniu representantes da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores das redes públicas, vereadores, estudantes e lideranças do segmento religioso.

Entre os depoimentos de destaque durante o evento de formação, os jovens membros da Missão Ceifa, organização da igreja Assembléia de Deus, manifestaram-se estimulados a integrar a Mobilização Social pela Educação e a promover ações direcionadas às famílias de suas comunidades. A partir das informações que receberam durante a Oficina, esses jovens deverão conscientizar os pais a respeito da importância do acompanhamento da trajetória escolar dos filhos para o alcance e superação das metas do Ideb e, como consequência, para a melhoria dos índices sociais locais.

Nenhum comentário: