terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Experiências de mobilização são compartilhadas com lideranças de todo o país

Reunidos em São Bernardo do Campo, nos dias 12 e 13 de dezembro, cerca de 170 lideranças do Plano de Mobilização Social pela Educação de todo o país compartilharam experiências e discutiram casos apresentados por seus colegas.

Desde o lançamento do projeto, em maio de 2008,  o Ministério da Educação promove reuniões
periódicas com pessoas que lideram redes de mobilizadores em todo o país.  O  encontro realizado no início desta semana teve algumas particularidades, demonstrando que o movimento vem se consolidando a cada dia.
  • Destaca-se, por exemplo, o número de participantes, o maior de todos os eventos realizados até agora. A abrangência geográfica - só não havia mobilizadores do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso - demonstra que, de Roraima ao Rio Grande do Sul, existem núcleos de mobilizadores formados e atuantes em grandes, médias e pequenas cidades.

  • Novos rostos, novas experiências a compartilhar, novos contatos sendo estabelecidos dentro da rede com os pioneiros da mobilização. Metade dos presentes participava pela primeira vez de um encontro de lideranças.

  • Todos os segmentos envolvidos até agora com a mobilização estiveram representados: instituições religiosas, secretarias de educação, empresas, entidades de representação, institutos e entidades de responsabilidade social, pais e mães de alunos, lideranças comunitárias e jovens mobilizadores.

  • A metodologia do encontro, que privilegiou as mesas para apresentação e debate de experiências de: voluntários, famílias e lideranças comunitárias, secretarias de educação e outros órgãos governamentais, empresas, institutos de responsabilidade social e entidades de representação.

  • A diversidade de experiências, de estratégias, de recursos utilizados para a mobilização das famílias.

  • Os resultados do trabalho, como o interesse das famílias pela escola e por conhecer o IDEB, a adesão de professores das redes envolvidas, o apoio explícito de prefeitos e de autoridades locais.
Nas próximas postagens serão mostrados resumos das experiências e de outros pontos marcantes do encontro de lideranças.

Um comentário:

mariinha disse...

Foi um encontro riquíssimo. As experiências dos outros estados serviram para despertar em nós grandes idéias para 2011. Esperamos que a mobilização continue com esta forma de interação. Outro ponto positivo foi podermos levar alguma pessoas que nos auxiliam na liderança; vivendo a mesma experiência voltamos fortalecidas.
Mariínha, Linda e Olímoia - Palmeira dos Índios- Alagoas