terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pisa: avaliação revela que o Brasil está entre os três países que mais evoluíram em educação na última década

O avanço da educação no Brasil na última década, que ficou entre os três países que mais evoluíram no ensino público neste período, foi evidenciado nesta terça-feira, 7 de novembro, por meio da divulgação do relatório preliminar do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2009.

Confira abaixo a matéria sobre o tema publicada no Portal do MEC e converse com outros mobilizadores sociais pela educação sobre como esses atores podem colaborar com o alcance das metas postas pelo Ministério da Educação para a melhoria do ensino no Brasil.

Na seqüência, leia também o texto divulgado no site G1, informe-se e repercuta o tema entre os colegas mobilizadores. “A meta para 2012 é subir mais 16 pontos e chegar a 417. Para alcançar essa meta, é prioritário investir em educação infantil e na valorização do magistério, em formação e remuneração”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre o posicionamento do Brasil nos resultados da avaliação do Pisa.

“Não podemos desprezar esse resultado. A meta foi cumprida, mas temos que olhar para frente e admitir que temos muito trabalho. Temos aí um século de defasagem, de desvantagem para tirar, mas há um caminho, há um norte. O que os números revelam é o seguinte: o sistema educacional brasileiro está reagindo aos estímulos”, afirmou Haddad.

E esta conquista depende, também, da contribuição de cada mobilizador social pela educação, por meio do reforço a ações que estimulem a interação família-escola, ou seja, que demonstrem a importância e incentivem a participação dos pais na vida escolar dos filhos.


Portal do Mec - Terça-feira, 07 de dezembro de 2010.
Avaliação internacional
Brasil é o terceiro que mais cresceu na década em educação básica

O Brasil aparece entre os três países que mais evoluíram na educação básica nesta década. A informação consta do relatório preliminar do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2009, divulgado nesta terça-feira, 7, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris.

A educação brasileira evoluiu 33 pontos entre os exames realizados no período 2000-2009. Em 2000, a média brasileira das notas em leitura, matemática e ciências era de 368 pontos. Em 2009, a média subiu para 401 pontos. Com isso, o país atingiu a meta do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que era média de 395 pontos nas três disciplinas.

Na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, diversos fatores produziram esses resultados. Ele destaca o crescimento do investimento em educação, o foco na aprendizagem das crianças, a definição de metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escolas. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) também é responsável pelo impacto positivo nos resultados, em sua avaliação.

Para Haddad, o “sistema educacional brasileiro está reagindo aos estímulos”. O resultado do Pisa no último triênio revela, segundo o ministro, que o país está no rumo certo e que há espaço para crescer. “A meta para 2012 é subir mais 16 pontos e chegar a 417.” Para alcançar essa meta, é prioritário investir em educação infantil e na valorização do magistério, em formação e remuneração, afirmou.

Crescimento – O Brasil teve o terceiro maior avanço entre todos os países, sendo superado apenas pelo Chile, que cresceu 37 pontos, e por Luxemburgo, com avanço de 38 pontos. Na tabela geral, o Brasil está na 53ª posição. Entre as nações latino-americanas, superou a Argentina e a Colômbia. Está 19 pontos atrás do México, que ocupa o 49º lugar; a 26 pontos do Uruguai (47º), e a 38 pontos do Chile (45º).
A avaliação foi realizada em 65 países, 34 deles da OCDE. Participaram 470 mil estudantes, sendo 20 mil brasileiros, das 27 unidades da Federação, de escolas urbanas e rurais, públicas e privadas. Responderam as provas de leitura, matemática e ciências estudantes nascidos em 1993.

Na média nacional, o Brasil cresceu principalmente em matemática, passando de 334 pontos, em 2000, para 386 pontos em 2009; em ciências, passou de 375 para 405, e em leitura, de 396 para 412.

Na avaliação do Pisa por unidades da Federação, o Distrito Federal aparece com as melhores notas, seguido por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás, todos com média superior à média nacional. (Assessoria de Comunicação Social)

Confira a integra das tabelas.

Leia mais no site do G1
Ministro da Educação comentou posição do Brasil no ranking da OCDE. Exame avalia conhecimentos de leitura, matemática e ciências.

Nenhum comentário: