sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos é divulgada em Anápolis (GO)

As orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos vêm sendo divulgadas a famílias de alunos da rede pública de ensino de Anápolis, em Goiás. No mês de abril, a publicação foi apresentada pela mobilizadora Elisabete Pereira a mães de estudantes da periferia da cidade goiana.

Cartilha da Mobilização é apresentada a mães de alunos
da periferia de Anápolis
Além de conversar com as mães de alunos, Elisabete Pereira, que é missionária capelã, tem buscado conquistar membros para o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Anápolis, que se encontra em fase de articulação. Com a formação do grupo de mobilizadores, a missionária pretende ampliar e reforçar as ações de incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos, como as reuniões que vem sendo desenvolvidas nas escolas.

Histórico da Mobilização em Anápolis

Quando iniciou essas atividades no município, em 2009, Elisabete buscou organizar sua atuação por meio das orientações contidas no site e no blog da Mobilização Social pela Educação. Desde então, também buscou o apoio de outros voluntários que representam diferentes setores da sociedade anapolina para reforçar as ações de estímulo à aproximação entres famílias de alunos e educadores das escolas públicas locais.

Em contato com a equipe do MEC, Elisabete ainda tomou conhecimento sobre os materiais de divulgação disponibilizados pelo ministério para apoiar o diálogo dos mobilizadores com as famílias dos alunos. Assim, em 2012, ela e os demais mobilizadores da cidade vêm utilizando, entre outros instrumentos, a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e a filipeta da Mobilização Social pela Educação, em atividades que devem alcançar famílias de certa de 5 mil alunos de escolas estaduais e municipais de Anápolis.

Oficinas de Capelania Escolar

A Mobilização Social pela Educação tem sido inserida, ainda, na pauta dos temas abordados nas Oficinas de Capelania Escolar. A Capelania Escolar é um movimento missionário cristão sem bandeira denominacional que procura dar auxílio espiritual aos alunos e suas respectivas famílias para que haja melhor desempenho escolar e sejam minimizados os casos de violência, evasão e reprovações.

Nenhum comentário: