segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conselhos escolares de Xanxerê (SC) mobilizam comunidade pela melhoria da Educação

O município de Xanxerê, localizado no Oeste Catarinense, tem apostado na criação de conselhos escolares como forma de mobilizar a comunidade em prol da Educação. No dia 14 de maio, a Escola Municipal (EM) Nery Giachini instalou o 22º Conselho Escolar da cidade, em evento que contou com presença de profissionais da Educação e da comunidade local.

Organizada pela diretora da EM Nery Giachini, Débora Nadaletti, a assembleia de implantação do Conselho foi realizada na própria escola, situada no bairro João Winckler. Durante a atividade, a gestora expôs aos presentes os objetivos do Conselho Escolar. “O Conselho é mais um órgão colegiado que vem contribuir para a gestão dentro da nossa escola”, explicou Débora. A diretora lembrou, ainda, que o Conselho Escolar tem função mobilizadora, consultiva, deliberativa e fiscalizadora sobre questões pedagógicas, administrativas e financeiras.

A coordenadora dos conselhos escolares da rede municipal de ensino de Xanxerê, Loreni Rigatti dos Santos, enfatizou a importância da participação da comunidade escolar e local em todas as atividades da escola. “Precisamos criar uma cultura de participação, temos que fazer com que o ato de participar torne-se hábito em nossas vidas”, destacou a coordenadora.

Interação família-escola-comunidade

Pais de alunos participaram do bazar
comunitário da EM São Jorge
O bazar comunitário realizado pela Escola Municipal do bairro São Jorge, no dia 17 de maio, é exemplo das ações que vem sendo desenvolvidas nas instituições de ensino de Xanxerê que têm contribuído para aproximar família escola e comunidade. A atividade, que teve como objetivo arrecadar fundos para comprar materiais para a escola, recebeu a visita de mais de 300 pessoas e contou com o apoio de pais de alunos, professores e funcionários, bem como de membros do Conselho Escolar e da Associação de Pais e Professores (APP).

Com informações de Loreni Rigatti dos Santos, mobilizadora em Xanxerê (SC).

Nenhum comentário: