terça-feira, 22 de maio de 2012

Natal (RN) sedia o 1º Fórum Estadual de Mobilização Social pela Educação

Cerca de 400 pessoas participaram dos 3 dias de evento
Educadores, pais de alunos, técnicos de secretarias municipais de Educação, gestores escolares, representantes de diretorias regionais de Educação (Dired), graduandos em Pedagogia e membros de conselhos escolares estiveram reunidos, nos dias 8, 9 e 10 de maio, durante o 1º Fórum Estadual de Mobilização Social pela Educação realizado em Natal (RN). O evento, que contou com a presença de cerca de 400 pessoas, foi realizado no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, localizado no bairro de Lagoa Nova.

Autoridades locais e lideranças da Mobilização compuseram
a mesa de abertura do Fórum
Organizado pelo Comitê de Mobilização da capital potiguar em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, o Fórum teve como objetivo promover o debate sobre a importância da interação entre familiares, educadores e comunidade para a melhoria do aproveitamento do ensino oferecido nas escolas públicas. Para tanto, especialistas em educação e autoridades foram convidados a dividir com o público seu conhecimento sobre assuntos caros à melhoria da qualidade da educação.

Conduzida pelo representante do Ministério da Educação (MEC), Paulo Ronaldo dos Santos, a primeira palestra do Fórum apresentou a Mobilização Social pela Educação, com ênfase na Interação família-escola-comunidade. Na ocasião, Paulo Ronaldo expôs as principais orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e deu sugestões de ações para aproximar famílias e educadores.

Fórum contou com apresentações culturais de alunos da
rede pública
Ainda no dia 8 de maio, o secretário estadual adjunto de Educação, Joaquim Juraci Farias Oliveira, abordou em sua palestra a questão da qualidade da educação. A gestão democrática da educação, por sua vez, foi discutida pelo professor da Rede Municipal de Ensino de Natal e consultor do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Éden Lemos.

Para apresentar e debater sobre os conselhos escolares, o Fórum contou com o apoio do promotor de Justiça da Educação, Raimundo Silvio Dantas Filho. Durante a palestra do professor Walter Junior, os participantes do evento conheceram um pouco mais sobre a importância dos órgãos de controle social. Em seguida, a valorização dos professores e demais educadores foi tema da exposição do representante da Diretoria de Valorização dos Profissionais da Educação no MEC, Antônio Roberto Lambertucci.

Oficinas sobre conselhos escolares e incentivo à leitura
atraíram a participação do público
Também estiveram incluídas na programação do 1º Fórum de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte oficinas de incentivo à leitura em família e de esclarecimento sobre os conselhos escolares. As professoras Cláudia Santa Rosa e Auricélia Ribeiro ficaram responsáveis pelas últimas palestras do evento, que tiveram como tema “Alfabetização na idade certa” e “Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão com sucesso”, respectivamente.

Com informações de Ione Campos de Freitas, liderança da Mobilização Social pela Educação em Natal (RN).

Nenhum comentário: