terça-feira, 29 de maio de 2012

Oficina de Formação de Mobilizadores em Barbalha (CE) reúne diversos segmentos sociais

Oficina contou com participação de diversos líderes
comunitários e religiosos
Profissionais das escolas da rede municipal de ensino, lideranças comunitárias e religiosas, representantes de organizações não governamentais (ONGs), de sindicatos e de projetos sociais, além de vereadores, empresários, e outros atores sociais, participaram, nos dias 28 e 29 de maio, da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada no município de Barbalha, no Ceará. Encerrada na manhã desta terça (29), a atividade de capacitação teve como objetivo apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e orientar os participantes do evento a aplicá-lo junto às comunidades em que atuam.

A convite da Secretaria Municipal de Educação de Barbalha, o representante da equipe da Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (MEC), Paulo Ronaldo dos Santos, conduziu as exposições sobre o PMSE e forneceu exemplos de como o Plano vem sendo implementado em diversas regiões do País. “O PMSE tem se expandido por várias partes do Brasil e chegou a Barbalha porque a Secretaria Municipal de Educação e a própria sociedade entendem que têm que participar da Educação para que ela melhore, para que os índices educacionais do município e da região possam melhorar”, afirmou o representante do MEC.

O representante do MEC, Paulo Ronaldo (à direita),
apresentou o PMSE aos participantes
A vice-prefeita de Barbalha, Maria Betilde Sampaio Correia, destacou a importância do envolvimento de toda a sociedade em ações em prol da melhoria da Educação. “Todos são responsáveis pela Educação. A Educação não se faz só na escola e nem o poder público é responsável sozinho pela Educação”, ponderou Maria Betilde.

Para a secretária municipal de Educação, Izabel Cristina Cruz, a Oficina de Formação de Mobilizadores foi a forma encontrada pela Secretaria para conscientizar a população sobre seu papel na busca de Educação de mais qualidade. “É importante debater, discutir a Educação através da Mobilização a partir da própria sociedade, dos pais e dos diferentes segmentos sociais, porque todos fazem parte desse processo de melhoria da qualidade da Educação”, disse a secretária.

Entre outras autoridades, o evento contou com a presença, ainda, das vereadoras Desiree de Sá Barreto e Maria Ednalda dos Santos e de representantes de outras pastas, como a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Maria Tereza Amora, e o secretário de Cultura e Turismo, Nerandy Maria Rodrigues Tavares. Participaram também secretários municipais da Educação das cidades cearenses de Juazeiro do Norte e Caririaçu.

Com informações do site da Prefeitura de Barbalha (CE).

Nenhum comentário: