segunda-feira, 30 de julho de 2012

Escola também é lugar da família

Edição 44 da revista Nota 10
A afirmação é título da matéria de destaque da edição de número 44 da revista Nota 10, publicação trimestral da Fundação ArcelorMittal Brasil, que trata do projeto MobilizAção desenvolvido pela instituição nos municípios de Cariacica, no Espírito Santo, e João Monlevade, em Minas Gerais. As ações do projeto têm como objetivo garantir melhorias efetivas na aprendizagem dos alunos, por meio da convocação a pais e familiares para que se envolvam na rotina das escolas públicas dessas localidades.

Parceira do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), a Fundação ArcelorMittal Brasil lançou o MobilizAção em 2011 e vem apoiando a implementação do projeto nessas localidades, em conjunto com as secretarias municipais de Educação. Além de envolver os educadores, as ações têm alcançado as famílias dos mais de 11 mil alunos atendidos nas 16 escolas de Cariacica e João Monlevade beneficiadas pela iniciativa. 

“Nosso programa está focado principalmente no envolvimento de pais e familiares, pois acreditamos que a participação deles na vida escolar, acompanhando o desempenho dos alunos e motivando-os a estudar, é fundamental para a melhoria da aprendizagem. Ao serem inseridas no ambiente escolar, as famílias também têm condições de reivindicar uma educação de qualidade para seus filhos, assim como instalações físicas adequadas”, descreve Iramaia Colen, analista de projetos da Fundação.

Implantado há mais de um ano em Cariacica, na avaliação dos profissionais da Educação da cidade, o MobilizAção tem alterado a rotina das escolas participantes em razão do aumento do interesse, por parte dos responsáveis pelos alunos, em colaborar com a garantia do aprendizado. 

Lançamento do MobilizAção em João Monlevade. Foto: Bebeto Guimarães
Em João Monlevade, as ações do projeto têm sido organizadas pelos integrantes de cada núcleo de Mobilização organizado por escola. A formação desses grupos de trabalho foi definida em maio de 2012, durante curso de capacitação. “Foi uma etapa importante para fortalecer o diálogo com os pais envolvidos e traçar as metas para o segundo semestre”, ressalta o coordenador técnico de Comunicação, Lucas Vilela, responsável pelo MobilizAção na unidade ArcellorMittal em João Monlevade.

Acesse aqui a edição número 44 da revista Nota 10 e leia, nas páginas 4 e 5, a matéria Escola também é lugar da família.

Com informações da Fundação ArcelorMittal.

Nenhum comentário: