O primeiro semestre de 2012 foi marcado pelo planejamento e a pela execução de uma série de atividades que vêm ampliando a Mobilização Social pela Educação na região tocantinense do Bico do Papagaio. As iniciativas são estimuladas pelo Gaia Social*1 e têm envolvido voluntários de municípios como Estreito, Palmeiras do Tocantins, Tupiratins, Barra do Ouro, Darcinópolis e Goiatins em ações de incentivo à interação família-escola-comunidade.
Segundo a representante do Gaia Social, Érika Pioltine Anseloni, o trabalho realizado pela organização tem sido direcionado à orientação para que os voluntários de cada município articulem a formação de seus Comitês locais de Mobilização Social. Um dos objetivos dessa estratégia é fortalecer a autonomia de cada localidade. “O foco do nosso trabalho é incentivá-los ao protagonismo social. Vamos continuar estimulando esse processo e acompanhando os resultados”, pondera Érika Anseloni.
O primeiro Comitê de Mobilização pela Educação formado na região foi apresentado no dia 24 de março à comunidade de Palmeiras do Tocantins. O evento de lançamento do grupo de trabalho local foi realizado no auditório do Colégio Estadual Raimundo Neiva Carvalho (CERNC), com a participação da secretária Municipal de Educação, Vera Lúcia Sousa Silva Conceição, além de diretores de outras unidades de ensino e demais profissionais da Educação, representantes de diversos segmentos e familiares de alunos.
Ações
Ao longo do primeiro semestre, o Gaia Social organizou a distribuição, aos mobilizadores da região, de exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos que haviam sido encaminhados pelo Ministério da Educação (MEC). Nesse período, a publicação foi utilizada pelos voluntários de cada município no diálogo com as famílias sobre a importância da participação na trajetória de estudos das crianças e jovens.
As ações do período também foram orientadas pelos Planos de Ação elaborados durante as Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizadas na região em fevereiro de 2012.
Segundo a representante do Gaia Social, Érika Pioltine Anseloni, o trabalho realizado pela organização tem sido direcionado à orientação para que os voluntários de cada município articulem a formação de seus Comitês locais de Mobilização Social. Um dos objetivos dessa estratégia é fortalecer a autonomia de cada localidade. “O foco do nosso trabalho é incentivá-los ao protagonismo social. Vamos continuar estimulando esse processo e acompanhando os resultados”, pondera Érika Anseloni.
O primeiro Comitê de Mobilização pela Educação formado na região foi apresentado no dia 24 de março à comunidade de Palmeiras do Tocantins. O evento de lançamento do grupo de trabalho local foi realizado no auditório do Colégio Estadual Raimundo Neiva Carvalho (CERNC), com a participação da secretária Municipal de Educação, Vera Lúcia Sousa Silva Conceição, além de diretores de outras unidades de ensino e demais profissionais da Educação, representantes de diversos segmentos e familiares de alunos.
Ações
Ao longo do primeiro semestre, o Gaia Social organizou a distribuição, aos mobilizadores da região, de exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos que haviam sido encaminhados pelo Ministério da Educação (MEC). Nesse período, a publicação foi utilizada pelos voluntários de cada município no diálogo com as famílias sobre a importância da participação na trajetória de estudos das crianças e jovens.
As ações do período também foram orientadas pelos Planos de Ação elaborados durante as Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizadas na região em fevereiro de 2012.
Entre março e julho de 2012, a cartilha foi utilizada em palestras e reuniões envolvendo famílias de alunos e a comunidade, em exposições às autoridades municipais, aos gestores e demais educadores e representantes de organizações.
A publicação também foi apresentada aos agentes de leitura que participam do programa de bibliotecas rurais Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Entre os resultados da Mobilização Social pela Educação na região, Érika Anseloni aponta o maior envolvimento da comunidade nas discussões sobre os Planos Municipais de Educação, maior envolvimento dos pais na rotina das escolas, potencialização do hábito da leitura nos municípios e maior engajamento e motivação dos cidadãos e dos gestores públicos nas ações em prol da melhoria dos índices educacionais.
A execução dos Planos de Ação envolvem, além dos educadores, conselheiros municipais de educação e tutelares, membros de instituições religiosas, gestores e profissionais da Saúde, famílias e representantes do Servido Social da Indústria (SESI).
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*1 – O Gaia Social é uma organização não governamental que atua há mais de 22 anos na área Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
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