sexta-feira, 13 de julho de 2012

Programa Escola Ideal do Instituto Camargo Corrêa lança Jornada da Leitura 2012

A Jornada da Leitura 2012 começou. Até maio do ano que vem os educadores e as secretarias de educação dos 14 municípios que participam dos projetos Ler: prazer e saber e Nas ondas da leitura: literatura na escola,  que fazem parte do programa Escola Ideal do Instituto Camargo Corrêa, vão poder trocar experiências de mediação de leitura e terem suas ações reconhecidas nacionalmente.

Iniciativa do Instituto Camargo Corrêa, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Jornada da Leitura é o ponto culminante dos projetos que visam promover a leitura e incentivar práticas inovadoras dentro e fora das escolas. Nesta edição, a Jornada articula-se ao ao Plano Nacional do Livro e da Leitura (PLL). Ao longo do processo, a cidades participantes serão incentivadas a formular seus planos municipais. A troca será toda realizada em um ambiente online: www.jornadadaleitura.org.br.

O Escola Ideal mantém projetos de incentivo à leitura em 14 municípios:  Alagoa Nova, Campina Grande, Guarabira, Ingá, Mogeiro e Serra Redonda, na Paraíba; em São Paulo, Apiaí e Itaoca; em Rondônia, Guajará-Mirim e Porto Velho, do estado de Minas Gerais, Ijaci, Pedro Leopoldo e Santana do Paraíso; e em Pernambuco, Ipojuca. Até setembro haverá um lançamento oficial da iniciativa em cada um deles, em eventos que devem contar com a presença de autoridades e dos parceiros locais. O primeiro lançamento foi realizado no dia 15 de junho para as cidades paraibanas.

Prêmio


As inscrições para a Jornada da Leitura 2012 estão abertas desde o dia 1º de julho para as duas categorias: uma para as Secretarias Municipais de Educação, que devem participar com um Plano de Ação Municipal; e outra para os educadores da rede municipal, com um relato de alguma prática que desenvolvem dentro ou foram do ambiente escolar. De acordo com Toni Niccolini, coordenador do Escola Ideal, além da inscrição das secretarias dos 14 municípios, a expectativa é receber a inscrição de cerca de 300 educadores.

Maria Cecília Felix de Godoy, coordenadora da iniciativa no Cenpec, conta que quatro formadoras vão ficar monitorando a plataforma com orientações sobre a formação de um Plano Municipal do Livro e da Leitura, além de publicarem textos e instigarem comentários e a reflexão sobre a mediação da leitura. Ao final, em maio de 2013, serão premiadas três secretarias Municipais de Educação, com notebooks e datashow, e seis educadores, que receberão netbooks. Contudo, o grande diferencial, reassalta Maria Cecília, é que eles se insiram no PNLL, o que seria um ganho muito grande para o município.

Parceiros


Na Paraíba, o programa Escola Ideal conta com a parceria do Instituto Alpargatas. Em Minas Gerais e em São Paulo, a parceira é a InterCement; em Rondônia, a Construtora Camargo Corrêa; e em Pernambuco, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS).

Nenhum comentário: